TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECO SOLAR FGV

Trabalho Universitário: ECO SOLAR FGV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  4.456 Visualizações

Página 1 de 5

LAURINDO MACACARI NETO

ANÁLISE SOBRE A EMPRESA ECO SOLAR

ÊNFASE: DIRETORIA DE MARKETING E COMERCIAL

Turma: JNLDPEAD_T0012_0114

GE 54 Ribeirão Preto

Prof. Tutor: Júlio de Carvalho

1. INTRODUÇÃO

Esse referido trabalho objetiva apresentar a análise crítica da Diretoria de Marketing e Comercial da Empresa Eco Solar segundo o jogo de negócios proposto pela FGV Management. Serão apresentados os critérios usados pela Diretoria de Marketing e Comercial da empresa junto com as outras diretorias da mesma, onde facilitará a tomada de decisão em cada uma das fases do projeto. Também nesta análise serão descritas as fases e quais os fundamentos utilizados para que as decisões fossem tomadas e as ações realizadas com o objetivo final de corresponder as expectativas do cliente final e assim tornar a marca Eco Solar reconhecida em qualidade no seu cenário de atuação.

2. Gestão Estratégica, Política de Marketing e Comercial

A equipe de Marketing e Comércio da empresa Eco Solar é responsável pela gestão estratégica da mesma e dessa maneira objetiva alcançar sucesso para o empreendimento tornando a relação empresa-cliente mais próxima. Contudo, é necessário antes de tomar qualquer decisão, elaborar um planejamento estratégico que torne possível a gestão e que possa orientar asdecisões tomadas. Dessa forma, serão apresentadas novamente a Missão Empresarial e a estratégia para o Negócio, enfatizando os conceitos da empresa e o plano estratégico traçado pela diretoria de Marketing e Comércio.

Através de estudo sobre a Matriz Ansoff (Ansoff, 1990), ficaram definidas as prioridades de mercado (regiões 1,2 e 3) e o desenvolvimento da qualidade do produto para atingir os diferentes públicos de cada região, com a mesma estratégia empresarial, porém com condutas de Marketing diferentes.

2.1. Missão Empresarial

Atender as necessidades dos clientes de todas as regiões, no que se refere ao fornecimento de um economizador de energia com elevado padrão de qualidade e diferencial competitivo, visando a economia de energia com sustentabilidade a fim de contribuir para a preservação do meio ambiente e, assim, para um mundo saudável às futuras gerações.

2.2. Visão Empresarial.

Nesta Etapa de desenvolvimento, a criação de uma visão empresarial, conforme sugerido por Collins e Porras em sua publicação “feitos para Durar” aonde uma empresa deve possuir uma organização visionária e também possuir líderes de visão, definimos de maneira clara e objetiva aonde a Empresa deseja chegar.

 Ser líder de mercado no Segmento de Alta Qualidade em sistemas de energia Solar.

3. Controles Implantados

Com o Apoio e interface entreas demais diretorias da empresa, a empresa se posicionará ao longo do tempo como uma empresa de alta tecnologia e consequentemente com produtos de alto valor agregado. Sendo assim tomamos como ponto decisório às seguintes estratégias de liderança de Mercado.

 Liderança de Mercado na Região 1

A Diretoria de Marketing e Comercial decidiu que esta conquista possui um peso pequeno diante do objetivo maior de conquista. Essa decisão fora tomada devido às características socioeconômicas dessa região. Por se tratar de uma região com uma população menor e com alta renda.

 Liderança de Mercado na Região 2

Fundamentado nas características da região 2, como por exemplo uma população média entre demais e também com uma renda intermediária, a empresa decidiu que está região tem grande importância em nossa tomada de decisão para a conquista de mercado.

 Liderança de Mercado na Região 3

Por ter características de renda mais baixa diante das demais regiões e também com uma população menor, o que impactaria na necessidade de produção em larga escala logo de início, a empresa decidiu que esta região tem importância secundária na estratégia de liderança de Mercado.

4. A Estratégia da Diretoria de Marketing e Comercial

Em conjunto com a Diretoria de Finanças, a Diretoria de Marketing e Comercial decidiu por uma estratégia pautada emcrescimento contínuo e estruturação dos produtos, gerando qualificação antes da alta demanda do mercado. Contudo a diretoria de Marketing e Comércio da empresa Eco Solar atuará de formas diferentes nas regiões de vendas, de acordo com os estudos realizados e as expectativas de vendas do seu produto em cada uma delas. Assim sendo, segue as formas de atuação dos períodos 5 ao 8.

4.1. Período N° 5

Nesse período, a Diretoria de Marketing tomou a decisão de fazer um alto investimento em Pesquisa e desenvolvimento, aumento a qualidade dos produtos produzidos e agregando valor a eles. Dessa maneira a empresa se prepara para o aumento do Lucro nas próximas etapas.

4.2. Período N° 6

Após conseguir aumentar o Grau de qualidade nos produtos produzidos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com