TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA EMPRESARIAL

Artigo: ECONOMIA EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE ECONOMIA EMPRESARIAL

1) Justifique porque as divisões governamentais devem considerar como resultados final o bem estar da população?

As decisões governamentais devem buscar o bem da população considerando que, a segurança, saúde, educação entre outros contribuem para o crescimento econômico do pais, visto que estão interligados podendo uma decisão refletir como que “bola de neve” positiva ou negativa. Como por exemplo: Se o governo aumentar a taxa de juros para empréstimos as empresas não farão investimentos para aumentar a produção e por sua vez não gerara empregos não aumentando assim a população economicamente ativa, não aumentara o consumo ou até mesmo diminuir. Se o consumo diminuir haverá queda nos lucros e mais pessoas poderão ser demitidas, o que também não terão renda e não consumirão. Será necessária a intervenção do governo para reverter esse quadro como por exemplo a queda do IPI como vimos recentemente. Pode ocorrer ainda quando os investidores não confiam na economia do pais, assim se aumentar a demanda preferirão elevar os preços o que também não vai gerar empregos. Se o governo investir em educação irá contribuir para o crescimento econômico pois através dele será possível desenvolver os próprios produtos ao invés de importa-los. Mais pra tudo depende de mão de obra especializada que só será alcançada se o governo intervir.

2) Porque a empresa oligopolista tem papel fundamental para o crescimento e o desenvolvimento de uma economia.

As empresas oligopolistas normalmente são empresas de grande porte e que necessitam de material de terceiros, exemplo disso é as empresas montadoras automobilísticas que necessitam de peças como (para-brisa, borrachas e etc) produtos esses que vem de pequenas empresas. Para o desenvolvimento e o crescimento da economia é que geram vários empregos e oportunidade para a população.

3) Levando em conta que a taxa de crescimento populacional do Brasil é de 16% ao ano que resultado podemos ter concluir se comparado com a taxa do PIB 2012/2013.

O crescimento do PIB no Brasil no ano de 2012 teve um crescimento de 0,9% quando o esperado pelo ministro da fazenda Guido Mantega e analistas financeiros era de 4%. Com o objetivo de acelerar o crescimento do PIB o governo brasileiro adotou algumas medidas como por exemplo a redução da taxa de juros (Selic). Em 2013 o PIB teve aumento de 2,3% e a economia do país voltou a se expandir. Os municípios que mais cresceram economicamente estão voltado para o agronegócio, para as atividades petrolíferas e aos setores que demandam mão de obra para construção civil. Com o crescimento do PIB podemos analisar que a qualidade de vida da população em 2013 melhorou porque houve mais consumo e houve mais riquezas.

Os impostos afetam o crescimento econômico. Com os recursos arrecadados via tributação o estado consegue financiar e prover bens públicos a população como educação, saúde e segurança publica. O governo tira o dinheiro dos produtos para financiar esses bens e devolve gratuitamente para a população. Contudo, podemos concluir que apesar do crescimento populacional se manter em 1,6% a.a, o PIB aumentou de 2012 para 2013 devido a redução das taxas de juro, com isso houve um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com