TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Empresarial

Exames: Economia Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2013  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  1.423 Visualizações

Página 1 de 3

1ª) Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto e para quem produzir), originam-se da escassez dos recursos de produção?

R – A premissa da origem do problema parte do fato de que os desejos humanos são constantes e infinitos devido à demanda constante de mudança da sociedade. Ou seja, os recursos para satisfazer os desejos humanos são sempre limitados pela quantidade de recursos naturais ou humanos disponíveis. E o problema econômico, e os métodos para resolvê-lo, giram em torno da idéia da escolha em dar prioridades a que desejos serão satisfeitos. Logo, pode-se entender que os problemas econômicos fundamentais originam-se da escassez dos recursos, tendo em vista que esta escassez é o principal gerador da necessidade humana. Assim, temos: necessidade humana ilimitada X recursos naturais/produção = problemas econômicos.

2ª) Suponha que uma certa pessoa que já tem uma certa instrução e coloca em dúvida se deve ou não passar mais dois anos na faculdade para o curso de mestrado. O que deve ser considerado por essa pessoa para tomar a decisão mais apropriada?

R – Tal pessoa deve considerar, principalmente, os custos, benefícios e a oportunidade.

3ª) Em que a globalização influencia na economia de um país?

R - A economia vive sob constante avaliação a qual é conduzida por uma lógica financeira geral (globalizada) com vistas na lucratividade. As grandes corporações industriais, bem como as grandes organizações financeiras manejam uma massa de ativos financeiros e de moedas que compõem suas estratégias de valorização ao lado de seus ativos operacionais. Assim, além das taxas de retorno nos investimentos produtivos, as taxas de câmbio, as taxas de juros e os índices de valorização das ações são "parâmetros" considerados na rentabilidade financeira geral. Num mundo de livre movimento de capitais e de taxas de câmbio flexíveis, aqueles atores efetuam movimentos de "poupança financeira", em consonância com suas expectativas mutáveis, que impactam fortemente os mercados cambiais, acionários e de crédito em geral, mundo afora, fato este que pode causar impacto direto ou indireto na economia brasileira.

4ª) Cite dois exemplos de falha de mercado no Brasil.

R - Com base no princípio nº 07 pode-se afirmar que as principais falhas que acontecem no mercado brasileiro são:

A Externalidade que são os efeitos laterais de uma decisão sobre aqueles que não participaram dela. Geralmente refere-se à produção ou consumo de bens ou serviços sobre terceiros, que não estão diretamente envolvidos com a atividade. Ela pode ter natureza negativa, quando gera custos para os demais agentes (poluição atmosférica,de recursos hídricos etc.), ou natureza positiva, quando os demais agentes, involuntariamente, se beneficiam, (investimentos governamentais ou privados em infra-estrutura e tecnologia)1.

E a Concorrência: ocorre quando a alocação de bens e serviços pelos mecanismos de mercado, não regulados pelo estado e deixados livremente ao seu próprio curso não é eficiente. Podem ser vistos em cenários onde os indivíduos em busca dos próprios interesses levam a resultados que não são eficientes – que de alguma forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com