TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ED IV Unip

Trabalho Escolar: ED IV Unip. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  11.825 Visualizações

Página 1 de 4

Pergunta 1

1 em 1 pontos

Correta

Na mundialização financeira, as instituições e os mercados financeiros têm mostrado uma força independente perante os Estados. São tratados como verdadeiras indústrias financeiras, devendo gerar resultados como as empresas de outros setores da economia. Isso está ocorrendo porque:

Resposta Selecionada:

e.

foram eliminadas as regulamentações e controles sobre a movimentação do capital.

Pergunta 2

1 em 1 pontos

Correta

A mundialização financeira teve um papel integrador, principalmente entre os países da Tríade (Estados Unidos, Europa e Japão), fazendo com que crescesse o sistema de intercâmbio entre os países. Como resultado da mundialização, podemos citar:

Resposta Selecionada:

a.

a crescente marginalização dos países não pertencentes à Tríade.

Pergunta 3

1 em 1 pontos

Correta

“A economia global está deixando em seu rastro milhões de trabalhadores insatisfeitos. Desigualdade, desemprego e pobreza endêmica têm sido seus companheiros. A rápida mudança tecnológica e o aumento da competição internacional estão pressionando os mercados de trabalho dos principais países industrializados. Ao mesmo tempo, pressões sistêmicas estão reduzindo a capacidade dos governos de responder com novos gastos. No exato momento em que os trabalhadores precisam dos Estados nacionais como uma proteção na economia mundial, eles os estão abandonando” (KAPSTEIN, Ethan apud AZEREDO, Beatriz. Políticas públicas de emprego: limites e possibilidades. Rio de Janeiro: IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 1997, p.48). Com referência ao texto acima, julgue os itens seguintes.

I. A economia global tem levado os governos nacionais à formulação de políticas públicas que protejam seus trabalhadores contra a perda de seus direitos.

II. A economia global vem dificultando o atendimento dos direitos dos trabalhadores, como os direitos ao emprego e ao salário.

III. A grande maioria dos trabalhadores tem sido muito beneficiada pelas transformações tecnológicas do capitalismo contemporâneo.

IV. A desigualdade, o desemprego e a pobreza vêm gerando a exclusão social no atual processo de desenvolvimento capitalista.

Estão certos apenas:

Resposta Selecionada:

d.

os itens II e IV.

Pergunta 4

1 em 1 pontos

Correta

A globalização tem algumas características que a diferenciam de fases anteriores. Indique a alternativa que conduza a tais características da globalização.

Resposta Selecionada:

a.

Uma nova ideologia política denominada de neoliberalismo e expansão internacional do capital financeiro.

Pergunta 5

1 em 1 pontos

Correta

Com o desenvolvimento capitalista, há uma tendência de haver concentração e centralização do capital industrial; uma segunda característica é o movimento de concentração e centralização do capital monetário. Sobre essa afirmação, pode-se dizer que:

Resposta Selecionada:

b.

a afirmação é parcialmente correta, faltando incluir a importância adquirida pela exportação de capitais.

Pergunta 6

1 em 1 pontos

Correta

A Organização Mundial do Comércio (OMC) foi criada em 1994 e tem como objetivo a construção de uma nova ordem mundial, ordem essa que começou a ser delineada ao fim da Segunda Guerra Mundial, com a criação do FMI, do Banco Mundial e das Nações Unidas. É função da OMC:

Resposta Selecionada:

d.

gerenciar acordos que compõem o sistema multilateral de comércio, servir de fórum para comércio internacional e supervisionar a adoção e implementação de acordos.

Pergunta 7

1 em 1 pontos

Correta

Leia o texto abaixo.

“As multinacionais [...] podem fazer investimentos em lugares onde os custos são mais baixos, produzir peças num país para serem transformadas em outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com