TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO DO CAMPO EM SEU CONTEXTO

Monografias: EDUCAÇÃO DO CAMPO EM SEU CONTEXTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  3.585 Palavras (15 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 15

EDUCAÇÃO DO CAMPO EM SEU CONTEXTO

Monografia apresentada ao curso de Especialização em Educação do Campo, do Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação - ESAP como requisito parcial para obtenção do título de Especialista.

Orientador : Profº Alexandre Marinho

ICARAIMA - PARANÁ

2012

ROZINEI MADALENA DA CRUZ ALMEIDA

EDUCAÇÃO DO CAMPO EM SEU CONTEXTO

Monografia apresentada ao curso de Especialização em Educação do Campo, do ESAP – Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação / Univale – Faculdades Integradas do Vale do Ivaí como requisito parcial à obtenção do titulo de Especialista.

COMISSÃO EXAMINADORA

_____________________________

Icaraima, ______de__________de 2012.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus por todas as bênçãos concedidas, Saúde, Perseverança, Otimismo, Alegrias e Tristezas, Vontade de Crescer e de Aprender.

O muito obrigado. As nossas famílias, que sempre nos apoiaram cada etapa de nossas vidas ajudando, incentivando a seguir para conquistar mais este sonho.

A orientadora Prof.ª Ms. Alexandre Marinho pela paciência, dedicação, companheirismo e incentivo que muito nos ajudaram a prosseguir os e os estudos nesta área.

“Determinação coragem e auto confiança são fatores decisivos para o sucesso.

Se estamos possuídos por uma inabalável determinação conseguiremos superá-los.

Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.”.

DALAI LAMA

ALMEIDA, ROZINEI MADALENA. EDUCAÇÃO DO CAMPO EM SEU CONTEXTO. ESAP – Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação / Univale – Faculdades Integradas do Vale do Ivaí. Monografia de curso de pós-graduação Lato Sensu em Educação do Campo Icaraima. 2012.

RESUMO

O presente estudo tem como objetivo apresentar a educação do campo através dos conceitos, da contextualização histórica, de seus aspectos políticos, de seus financiamentos, dos programas, no qual iremos destacar o PRONERA, e da educação do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), esta pesquisa foi elaborada através de material bibliográfico, ou seja, utilizada de fontes de informações como artigos, livros, revistas e sites da internet.

Palavras-chave: Educação do Campo, MST, Pronera.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 7

CAPITULO I

1 CONCEITOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO .................10

1.1 EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA .............12

1.2 RELAÇÃO DO MST COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO ...........................17

1.3 A EDUCAÇÃO DO MST ...........................20

1.4 PRONERA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO ...........................21

1.5 ASPECTOS POLITICOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO ...........................24

1.6 POLITICAS DE FINANCIAMENTO PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO 29

CONCLUSÃO 32

REFERÊNCIAS 34

INTRODUÇÃO

O presente texto busca fazer um resgate histórico da educação do campo no cenário brasileiro, compreendendo as principais mudanças e descrevendo aspectos relevantes na luta dos movimentos sociais, no qual buscamos mostrar a relação entre a educação do campo e o desenvolvimento sustentável.

A Educação do Campo se faz através dos Movimentos Sociais com seus diferentes sujeitos, pequenos agricultores, quilombolas, povos indígenas, pescadores, ribeirinhos, roceiros, Sem Terra.

A Educação do Campo fundamenta-se nas contribuições dos movimentos sociais, refletindo sobre a teoria e a prática do urbano e do rural, sendo que estes campos são espaços que possuem sua produção cultural, estes co-existem produzindo tempos e valores próprios, construindo relação recíproca. Para que os sujeitos possam estar abertos para o mundo devem criar e reconstruir a relação de pertença com a terra e com a comunidade, sem sentirem excludente da sociedade.

A Educação do Campo nasceu tomando posição no confronto de projetos de educação contra uma visão instrumentalizadora da educação, colocada a serviço das demandas de um determinado modelo de desenvolvimento do campo. Salientamos que a Educação do Campo é uma educação emancipatória, vinculada a um projeto histórico, de longo prazo, de superação do modo de produção capitalista, no qual deve ser compreendido como o esforço para transformar, isto é, construir uma nova forma de organização das relações sociais, econômicas, políticas e culturais para a sociedade, que se contraponha à forma atual de organização e de relações, que é a capitalista. Em que a Educação do Campo tem como princípio a formação humana, a qual deve ser todo o fundamento da educação, pois por meio dela os sujeitos têm a possibilidade de se constituir como ser responsável de seus atos, refletindo o seu estar no mundo e provocando mudanças.

Os princípios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com