TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO FISICA NA ANTIGUIDADE

Artigos Científicos: EDUCAÇÃO FISICA NA ANTIGUIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 2

Educação Física na Antiguidade

A história da Educação Física relaciona-se com todas as ciências que estudam o passado e o presente das atividades humanas e a sua evolução. O homem, condicionado à situações de ser pensante, desempenhou, em todas as etapas da vida, um papel importante na história da educação física, a qual se propõe a investigar a origem e o desenvolvimento progressivo de suas atividades físicas, através do tempo: sua importância, as causas de seu apogeu e da sua decadência.

A educação física evolui à medida que se processa a evolução cultural dos povos. Assim, a sua orientação no tempo e no espaço está em sintonia com os sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos vigentes nas sociedades humanas.

Não podemos chamar as práticas da antiguidade de "Educação Física" pois este termo é bem mais novo. Relacionada aos exercícios e práticas do passado damos o nome de Práticas Corporais que é o termo que usamos.

Na Antiguidade, os gregos, entretanto, mais evoluídos, visavam ao desenvolvimento físico e moral do homem. Nesse período, as práticas corporais visava o aspecto somático, harmonia de formas, musculatura saliente, sem exagero, de onde surgiram os atletas de porte esbelto. Já entre os romanos, que herdaram com a conquista da Grécia as atividades físicas dos gregos, em plena decadência, orientavam a educação física, objetivando o desenvolvimento das massas musculares.A mulher nesta época era praticamente nula. Não tinha o direito à nada, apenas ser esposa e tomar conta da casa e dos filhos. Pouco se dedicavam à cultura intelectual e muito menos a da moral. Essas práticas corporais não existiam apenas na Grécia, mais sim em todo o mundo.

A dança foi uma das praticas corporais mais praticada na antiguidade. A dança na antiguidade tinha como um simbolo de ser sagrada. Dança, hoje considerada uma das artes mais complexas, está presente na vida do homem desde os períodos mais remotos e sua origem foi como ato sagrado. A dança resgatava o valor do movimento do corpo como parte da vida cotidiana do homem, como parte de uma celebração ou de um ritual sagrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com