TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EJA: Educação De Jovens E Adultos

Dissertações: EJA: Educação De Jovens E Adultos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 3

Propostas pedagógicas das Diretrizes Curriculares Nacionias para EJA

EJA: Educação de Jovens e Adultos

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) em articulação com os sistemas de ensino, implementa políticas educacionais nas áreas de alfabetização e educação de jovens e adultos, educação ambiental, educação em direitos humanos, educação especial, do campo, escolar indígena, quilombola e educação para as relações étnico-raciais. O objetivo da SECADI é contribuir para o desenvolvimento inclusivo dos sistemas de ensino, voltado à valorização das diferenças e da diversidade, a promoção da educação inclusiva, dos direitos humanos e da sustentabilidade sócio-ambiental visando a efetivação de políticas públicas transversais e interssetoriais.

Diretoria de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos – DPAEJA

PBA - Programa Brasil Alfabetizado

O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal.

Objetivo: Promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida.

Ações: Apoiar técnica e financeiramente os projetos de alfabetização de jovens, adultos e idosos apresentados pelos Estados, Municípios e Distrito Federal

PNLDEJA - Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos

Objetivo: disponibilizar livros didáticos aos alfabetizandos e estudantes jovens, adultos e idosos das entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado, das escolas públicas com turmas de alfabetização e de ensino fundamental e médio na modalidade EJA. Os livros didáticos serão todos consumíveis e entregues para utilização dos alunos e educadores beneficiários, que passam a ter sua guarda definitiva, sem necessidade de devolução ao final de cada período letivo.

O Termo de Adesão para o recebimento de obras e coleções didáticas do Programa Nacional do Livro Didático de Educação de Jovens e Adultos – PNLDEJA está disponível no período de 08/07 a 25/08/2013, no seguinte endereço eletrônico: http://pnld.mec.gov.br

Ações:

Escolha e distribuição trienal de forma integrada dos livros didáticos considerando todas as matrículas;

Reposição anual de forma integral dos livros didáticos para cobertura das matrículas adicionais.

Como Acessar: Para participar do programa, as entidades parceiras do PBA (Estados, Municípios e Distrito Federal) que possuem turmas de alfabetização ou de ensino fundamental em EJA deverão firmar Termo de Adesão.

Concurso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com