TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Jovens Adultos

Trabalho Escolar: Educação Jovens Adultos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  2.033 Visualizações

Página 1 de 2

A construção do número operatório. Classificação. Seriação. Numeração.

Passo 3

O conceito de adição está implícito na própria noção de número, pois o número é composto de uns. A ação de juntar quantidades participa da construção do número. O conceito de subtração é construído a partir de retirar e associa-se ao conceito de adição a partir da aquisição da reversibilidade. Colocar e retirar são ações opostas. A resolução de problemas nas séries iniciais pode contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de interpretação até mesmo em outras disciplinas.

O professor pode utilizar três formas de intervenções para ajudar a criança a construir o conceito de número, o mesmo pode usar a forma oral, escrita e a formulação lógica dos números.

O professor pode utilizar o material dourado como facilitador do processo de ensino-aprendizagem das operações de adição e subtração, os blocos lógicos, que em primeiro momento é abstrato, mas com o manuseio a criança vai construindo todas as formas fazendo assim com que ele se torne concreto pensado. O primeiro contato do aluno com o material dourado deve ocorrer de forma lúdica para que ele possa explorá-lo livremente.

O professor deve organizar experiências que privilegiam. O professor não ensina conceitos aos alunos, ele os ajuda a construí-los através de jogos e brincadeiras e vão se estruturando experiências que levarão de conceitos.

Um bom exemplo disso é a construção de ideia de número que envolve a conservação de quantidade, ou seja, a criança pode ser auxiliada ate chegar à definição do conceito de conservação de quantidade, para que a criança construa um conceito de ideias sobre os números, é preciso que o professor lhe ofereça inúmeras atividades de classificação, ordenação de quantidade, através dessas atividades a criança poderá abstrair características comuns que a levem a formar suas próprias opiniões.

Para ajudar a definir os significados de números que é um conceito lógico matemático devem-se propiciar experiências em diferentes graus de complexidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com