TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jovens Adultos

Trabalho Escolar: Jovens Adultos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  901 Visualizações

Educação de Jovens e Adultos

Iniciamos o novo milênio com esperanças e possibilidades de um mundo melhor. Novas realizações surgem a todo instante, as quais os avanços científicos, tecnológicos e culturais acontecem em curto espaço de tempo e num imenso espaço geográfico, causando fortes impactos na sociedade.

As transformações sociais, decorrentes da globalização e da tecnologia, mudaram o perfil da formação de recursos humanos, pois o mercado de trabalho, mais exigente e seletivo, requer profissionais com visão globalizada, criatividade e, ainda, com capacidades de análise crítica, transferência de conhecimentos, iniciativa, relacionamento cooperativo, tornando difícil à inserção, no mercado formal de trabalho, de pessoas com pouca ou nenhuma escolarização.

Essas mudanças também tendem a colaborar para o crescimento das desigualdades e da injustiça social, à medida que grande parte da população é duplamente excluída, ou seja, não tem acesso à escola e ao mercado de trabalho, principalmente em países como o Brasil.

No Fórum Mundial da Educação realizado em abril/2000 no Senegal, foi revelado que há no mundo, no final do século XX, 125 milhões de analfabetos, a maioria dos quais mulheres, vivendo em países pobres (VÓVIO e outros 2000 p.111). No Brasil, as pesquisas realizadas e veiculadas nos diversos meios de comunicação, revelaram que aproximadamente dois terços da população brasileira acima de 14 anos não concluíram o ensino fundamental, considerado obrigatório e gratuito, inclusive aqueles que não tiveram acesso em idade própria, conforme referenda os artigos 4º e 5º da nova LDB.

...