TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE TPM PARA BOMBAS DE UM SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUA INDUSTRIAL

Por:   •  6/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE PADRE JOÃO BAGOZZI

ALEXANDRE DA SILVA GONÇALVES

CRISTIANE ANDRADE BORDALLO DA SILVA GONÇALVES

DANIEL CÂNDIDO VIEIRA

LEANDRO ZANON

PEDRO OTÁVIO URBANO DE CÓRDOVA

ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE TPM PARA BOMBAS DE UM SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUA INDUSTRIAL

2016


Procedimento para manutenção das bombas do sistema de tratamento de água industrial:

1º Passo: Desligar bomba e todos os envolvidos no serviço deve aplicar bloqueio de Segurança “LOTO” no equipamento depois de garantido que não existe mais energia residual os times de Operadores podem iniciar a TPM no equipamento.

2º Passo: Enquanto a bomba 02 está parada para manutenção prevista de duas horas, a Bomba 01 está bombeando água tanque com agitador (2) e o tanque de sedimentação (3) fazendo uma “reserva” de água.

3ºPasso: Após a conclusão da manutenção no tempo estimado de duas horas o time técnico e operacional fazem as manobras para realizar manutenção na Bomba 01.

4º Passo: Bomba 02 volta a operar e começa a utilizar água produzida no tanque de sedimentação (3) passando pelo filtro (4), cloração (5) até o a caixa d´água (6) que distribui para o consumidor final.

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

Quando se iniciam as atividades de TPM em um equipamento utilizando os Cinco sentidos, os operadores encontrarão diversos defeitos que deverão ser identificados por etiquetas sendo etiquetas Vermelhas e Azuis:

Etiquetas vermelhas: defeitos encontrados pelo operador e que ele não tem condições para solucionar.

Etiquetas azuis: defeitos encontrados pelo operador e por ele solucionados. Na primeira etiquetagem realizada no equipamento, o número de etiquetas vermelhas é muito superior ao número de azuis. Percebe-se então que o operador necessita ser treinado para reversão do quadro. Três são as providências básicas a serem tomadas pela manutenção, visando apoiar o reparo das deteriorações.

[pic 8][pic 9]

Lições ponto a ponto:Cada Técnico de Manutenção deve gerar uma Lição ponto a ponto para transmitir conhecimento encontrado na atividade de manutenção e inspeção através de pequenas informações, de tal forma que qualquer pessoa possa entendê-la e aplicá-la lendo-a. Basicamente para se executar uma lição ponto a ponto, deve-se observar a ausência de medo, pois o operador será capaz de executá-la, utilizar-se de desenhos, figuras ou fotos, deve ser manuscrita, resumida, ser de pequenas partes da máquina (lições grandes trarão problemas na execução), descrever o procedimento correto e as ideias implantadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (531.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com