TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Geral Do Sistema Nervoso

Artigo: Plano Geral Do Sistema Nervoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  1.988 Visualizações

Página 1 de 2

I - Plano geral do Sistema Nervoso

1) Funções.

O sistema nervoso reúne informações sensoriais oriundas do corpo e transmite-as para a medula espinhal e cérebro. A medula espinhal e o encéfalo reagem mandando a resposta motora ou guarda a informações nos bancos de memória do encéfalo.

As funções do sistema nervoso são: Sensorial, integrativa e motora.

O tecido nervoso é formado por 100 bilhões de neurônios mais as células de suporte, que mantém o neurônio. O Neurônio é composto por corpo celular, dendrito, axônio e terminais axônicos (sinapses). Ao redor do neurônio existem as células da glia que os sustentam, formam fibras (suporte) e formam a bainha de mielina.

2) Organização

Sistema Nervoso Central (SNC). É composto pelo encéfalo e pela medula espinhal.

O Encéfalo é a principal área integradora do sistema nervoso. É o local onde são armazenadas as memórias, organizado o pensamento, controle motor, geradas as emoções e o pensamento.

A medula espinhal é (1) condutora para as vias nervosas que vão para ou vem do cérebro e também é (2) área integradora para a coordenação de muitas atividades neurais subconsciente (Arco reflexo, enrijecimento reflexo da perna (importante para ficar em pé), movimentos grosseiros de marcha).

O sistema nervoso periférico é composto por:

Fibras aferentes levam informações sensoriais para a medula (SNC).

Fibras eferentes levam sinais gerados no SNC para os músculos.

-Nervos cranianos – Tem origem no encéfalo (crânio).

-Nervos espinhais – Tem origem na coluna pelo forame intervertebral.

3) O encéfalo e suas divisões.

Cérebro, diencéfalo, mesencéfalo, Cerebelo, ponte e bulbo raquidiano.

4) Plano funcional do sistema nervoso.

Sistema sensorial transmite informações nervosas para toda a superfície e das estruturas profundas do corpo para o SNC. Essas informações são conduzidas pela (1) medula espinhal, depois para o (2) tronco cerebral – bulbo, protuberância e mesencéfalo e para (3) o encéfalo (tálamo e córtex cerebral). Em seguida, esses sinais são transmitidos para praticamente todas as outras regiões do sistema nervoso, onde vai ocorrer a análise e o processamento da informação sensorial.

Sistema integrador é o processamento da informação sensorial que gerará uma ação motora apropriada para o corpo ou para permitir o pensamento abstrato. Além disto este sistema está relacionado com a memória.

Sistema motor controla a atividade do corpo pela contração dos músculos esqueléticos, contração dos músculos lisos nos órgão internos e secreção das glândulas exócrinas e endócrinas em muitas regiões do corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com