TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDORISMO E PLANO DE NEGOCIOS

Dissertações: EMPREENDORISMO E PLANO DE NEGOCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 2

EMPREENDORISMO E PLANO DE NEGOCIOS

1 Características: Empreendedor / Administrador / Intraempreendedor

A abordagem clássica de administração, com foco na impessoalidade, sugere que a arte de administrar se baseia em quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar, uma abordagem sobre o trabalho do administrador foi feita por Stewart (1982 apud DORNELAS 2001), que acredita que o trabalho dos administradores é semelhante à dos empreendedores, já que compartilhavam de três características principais: demandas, restrições e alternativas. Nesse método de Stewart, não há preocupação em estudar o conteúdo do trabalho do administrador. As demandas especificam o que tem de ser feito.

O empreendedor apresenta qualificações extras, além dos atributos do administrador, conta também com atributos pessoais que designam inovação, considerando que existem diversos pontos em comum entre os administradores e os empreendedores, concluímos que o empreendedor é um administrador com capacidade de implementar sonhos, agregar valor, tomar decisões e implementa-las com agilidade. Outo fator que agrega as habilidades do administrador e do empreendedor é o chamado intraempreendedorismo que de acordo com o autor Hirisch e Peters (2004, p. 58) “o intraempreendedorismo é um meio de estimular e, com isso, capitalizar os indivíduos em uma organização em que acham que algo pode ser feito de um modo diferente e melhor”. Hirisch e Peters ainda afirmam que “o intraempreendedorismo se reflete mais intensamente nas atividades empreendedoras, bem como nas orientações da alta administração nas organizações. Esse empenho empreendedor consiste em quatro elementos-chave: novo empreendimento, espirito de inovação, autorrenovação e pró-atividade.

Para que o ambiente para o Intraempreendedorismo seja estabelecido, em uma organização, certos fatores e características precisam ser considerados:

• Organização – Por meio do estimulo e apoio a novas ideias, ao invés de desencoraja-las (como usualmente ocorre em empresas que exigem um rápido retorno sobre um investimento de um grande volume de vendas);

• Experimentação – Tentativa e erro devem ser fatores constantemente incentivados. A empresa que pretende estabelecer um espirito Intraempreendedor precisa proporcionar um ambiente que permita erros e fracassos no desenvolvimento de produtos inovadores;

• Incentivo a abordagem multidisciplinar – A equipe deve ser incentivada, por meio de uma abordagem aberta, com a participação de pessoas necessárias. Uma das chaves do sucesso de casos de intraempreendedorismo bem-sucedidos é a existência de times, reunindo pessoas relevantes;

• Sistema de compensação – O Intraempreendedor precisa ser adequadamente recompensado, por toda energia, esforço e riscos compreendidos na criação do novo empreendimento.

Além de incentivar o trabalho em equipe, o ambiente corporativo deve estabelecer logo uma linha de tempo para avaliar o sucesso do programa como um todo, bem como o sucesso de cada empreendimento do programa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com