TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENGENHARIA

Ensaios: ENGENHARIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2015  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  1.768 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 1 - Nesta unidade iremos refletir sobre as atividades envolvendo eletricidade. Lembre-se que estas atividades podem provocar sérios acidentes, obviamente se não houver os cuidados necessários. Todo o trabalho é relacionado a prevenir o acidente, pois este normalmente quando ocorre é fatal.

A partir da leitura da Unidade I, realize as atividades abaixo. Para as questões de Verdadeiro (V) ou Falso (F), justifique todas as respostas.

1. (V ) A análise de risco é um processo realizado por meio da observação e discussão dos fatores ambientais de trabalho, proporcionando ações que visam neutralizar os riscos identificados, garantindo a integridade física das pessoas e do patrimônio da empresa.

2. (F ) As medidas de proteção coletiva e individual são as únicas medidas de controle do risco elétrico que devem ser adotadas pelas empresas segundo a NR-10. Não tem outras medidas que devem ser adotadas também, como o diagrama unifilar entre outros.

3. ( F ) Segundo a NR-10 o diagrama unifilar mapeado é necessário para empresas que possuam mais de 300 empregados. A norma não chega estabelecer parâmetro para empresa ter um diagrama unifilar, sendo assim todas as empresas devem ter.

4. ( ) O prontuário de instalações elétricas é uma medida de controle que se traduz em uma série de documentos, arquivados em uma pasta ou similar, que possam comprovar o controle sobre os riscos da atividade em instalações elétricas. A sua elaboração é necessária em empresas que trabalhem com atividades que envolvem potência igual ou superior a 75 KW.

5. ( ) Em relação ao sistema elétrico de potência julgue a assertiva: João, técnico eletricista, chegou para fazer uma manutenção no sistema elétrico de potência, vestiu a roupa protegida, pegou as ferramentas elétricas isoladas, pegou e assinou ordem de serviço com o chefe imediato e se deslocou para área restrita para poder fazer a manutenção que estava prevista.

6. ( ) O sistema de etiquetagem e bloqueio trata-se de um sistema que garante o bloqueio (Lock-Out) da passagem inesperada de algum tipo de energia ou produto no mesmo instante em que alguém estiver fazendo um reparo ou manutenção de equipamento. Para completar o bloqueio, adicionam-se etiquetas de identificação (Tag-Out), as quais alertam sobre o perigo de operar o equipamento e indicam o responsável pela interdição.

7. ( ) O nível de tensão é considerado seguro é abaixo de 75 volts para corrente alternada e 120 volts para corrente contínua. Nestes níveis é possível tocar no contato energizado sem ocorrer risco algum.

8. (IPAD/Compesa - 2009 - EST) De acordo com a Norma Regulamentadora NR-10, Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade é considerado trabalhador qualificado:

a) o trabalhador previamente treinado e com registro no competente conselho de classe.

b) aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino.

c) aquele que recebe capacitação sob orientação e responsabilidade de profissional habilitado e autorizado.

d) o trabalhador que é treinado para certificar as proteções coletivas do sistema elétrico.

e)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com