TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENGENHARIA MECÂNICA - QUÍMICA GERAL PROFESSORA - SHEILA BONETTI

Por:   •  14/5/2020  •  Bibliografia  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ENGENHARIA MECÂNICA - QUÍMICA GERAL

PROFESSORA - SHEILA BONETTI

Instruções :

As questões devem ser realizadas e entregue ao professor até a data 22/03/2016 em aula presencial.

A pesquisa pode ser realizada nas bibliografias a seguir:

ATKINS, Peter; JONES, Loretta. Princípios de química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 1999.

MASTERTON, Willian L.; SLOWINSKI, EMIL J.; STANITSKI, CONRAD L. Princípios de Química. 6.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1990.

Esta atividade tem peso 0,5 e é referente a nota 2.

Nome do aluno: Gabriele Maier Zanatta  

Questões para pesquisa

  1. Explique por que os metais via de regra tem aparência reflexiva, como um espelho.
  2. De que maneira os metais do Grupo II diferem dos metais do Grupo I em termos de densidade, ponto de fusão e resistência mecânica?
  3. Os metais são frios ao toque em comparaçãocom outros materiais, por serem bons condutores de calor. Como explicar esta condutividade térmica incomum?
  4. Como o aumento de temperatura influência a condutividade elétrica de um metal? Explique.
  5. A maioria dos metais é dúctil e maleável, o que contrasta com a maioria dos sólidos. Explique essa propriedade em termos do mar de elétrons.
  6. O que é um isótopo?
  7. Por que os pesos atômicos dos elementos não são números inteiros? Cite dois motivos.
  8. Diga qual a diferença que existe entre massa atômica e peso atômico.
  9.  Cite dois importantes conceitos associados com o modelo atômico de Bohr.
  10. Com base na ligação de hidrogênio, explique o comportamento anormal da água quando ela se congela. Isto é, por que existe uma expansão do volume quando ela se solidifica?

Respostas:

  1. A estrutura atômica dos metais é Cristalina, que se constitui por cátions dos metais envolvidos por uma nuvem de elétrons. Os objetos metálicos, quando polidos, apresentam um brilho característico dos metais, por causa dos elétrons livres localizados na superfície dos metais que absorvem e irradiam a luz.
  2. Metais Alcalinos, grupo 1. Formando um grupo homogêneo, é formado pelos seguintes metais: Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb), Césio (Cs) e Frâncio (Fr). São metais de baixa densidade e baixos pontos de fusão. Essas propriedades variam de maneira razoalmente regular com o aumento do numero atômico.

Metais Alcalinos-terrosos, grupo 2, é formado pelos seguintes metais: Berílio (Be), Magnésio (Mg), Cálcio (Ca), Estrôncio (Sr), Bário (Ba) e Rádio (Ra). São mais densos que os metais alcalinos e o ponto de fusão do metais alcalinos-terrosos é maior do que dos alcalinos.

3)  Os metais são ótimos condutores de calor, enquanto  os outros são péssimos condutores, inclusive são usados como isolante. Isso significa que como os metais são bons condutores térmicos, a taxa de transferência de energia de nosso corpo para o metal ocorrerá mais rapidamente do que a taxa de transferência de energia para os outros.

4)  A maioria dos condutores elétricos são metais, onde as estruturas atômicas são com ligações muito próximas permitem a livre movimentação dos elétrons (ou cargas de eletrecidade). A variação da temperatura de um material condutor elétrico pode alterar sua condutividade. Essa variação ocorre em virtude da excitação térmica dos átomos dos materiais condutores, o que é diretamente proporcional á temperatura crescente. Isso significa que aumentar a temperatura de um condutor pode interferir na condutividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (146.4 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com