TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENGENHARIA PRODUÇÃO

Casos: ENGENHARIA PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso: Engenharia de Produção

Disciplina: Análise de Custos Industriais

Professor: RA: 1149602

Aluno: Armando Lineo Campos Código da Turma DGEP1201BTTA

Unidade: Polo Batatais - SP

Polo Batatais-SP

23/08/2014

1) Qual o significado dos conceitos: gasto, despesa, custo e investimento?

Gasto: "sacrifício financeiro que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro)" (FERNANDES, 2003).

Para a contabilidade os custos e as despesas são categorias inseridas no conceito de gastos. Sendo o seu conceito todo o dispêndio financeiro para a obtenção de produtos ou serviços. Gastos são todos os sacrifícios para aquisição de um bem serviço, com pagamento no ato (desembolso) ou no futuro (divida). Um exemplo seria o pagamento da conta de energia elétrica de uma empresa.

Despesa: "bem ou serviço consumido direta ou indireta¬mente para a obtenção de receita" (FERNANDES, 2003).

As despesas são gastos reconhecidos no ato da venda. É um dispêndio no processo de aquisição de receita. As despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos.

Custo: "gastos relativos a um bem ou serviço utilizados na produção de outros bens ou serviços" (MENDONÇA, 2008).

Custos são medidas monetários dos sacrifícios financeiros com os quais uma organização, uma pessoa ou um governo, tem de arcar a fim de atingir seus objetivos, sendo considerados esses ditos objetivos, a utilização de um produto ou serviço qualquer, utilizados na obtenção de outros bens ou serviços. Um exemplo de custo é a compra de maquinas e matérias primas para a produção de um bem.

Investimento: "gasto ativado em função de vida útil ou benefícios atribuídos a futuro(s) período(s)" (FERNAN¬DES, 2003).

Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensado, inclusive, a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação. Num sentido amplo, o termo aplica-se tanto à compra de maquinas, equipamentos e imóveis para a instalação de unidades produtivas como à compra de títulos financeiros.

2) Qual a distinção entre custos diretos e indiretos? E entre custos fixos e variáveis?

2.1 - Distinção entre custos diretos e indiretos:

Custos Diretos: É aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento.

Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado.

Exemplos:

- Matérias primas usados na fabricação do produto;

- Mão de obra direta;

- Serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.

Os custos diretos tem a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva.

Os custos são qualificados aos portadores finais (produtos), individualmente considerados.

Para conhecer o consumo de mão de obra direta, é preciso, a empresa mantenha um sistema de apontamentos, por meio do qual se verifica quais os operários que trabalham em cada produto (ou serviço) no período (dia, semana, mês) e por quanto tempo (minutos, horas).

Nas empresas de serviços, normalmente se faz o acompanhamento da ordem de serviço, anotando os custos alocados diretamente (mão de obra, materiais aplicados e serviços subcontratados).

Custo Indireto: é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão de obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.

Atribui-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com