TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENGRENAGEM AUTOMOTORES

Trabalho Universitário: ENGRENAGEM AUTOMOTORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 2

A transmissão mecânica utiliza a relação de marchas por engrenagens fixas e casadas umas com as outras de modo que, através de um sistema de freio, retardo e sincronismo, se possa engatar uma marcha ou relação de velocidade escolhida pelo motorista.

Basicamente temos um eixo de saída de força vindo do motor passando primeiramente pelo sistema de acoplamento, também conhecido como embreagem, até o contato com o eixo primário ou árvore primária com várias engrenagens acopladas. Estas engrenagens se acoplam com as engrenagens do eixo secundário realizando a relação, sempre entre duas engrenagens, na qual é previamente selecionada pelo motorista. Tudo é mecânico, desde o acionamento da embreagem pelo motorista, seleção de marcha por alavanca até o acoplamento e relação de marchas dentro do câmbio.

[Eixo primário e secundário de um câmbio de relação e acionamento mecânico]

O eixo primário da caixa de câmbio está ligado ao disco de embreagem.

No eixo primário estão às engrenagens motoras e, geralmente, correm livres encima deste eixo, isso ocorre quando marcha em ponto morto. Através do mecanismo de alavanca e trambulador o motorista aciona o acoplamento de uma das marchas, geralmente começando pela primeira. A engrenagem selecionada trava-se no eixo primário.

[Engrenagem travada no eixo secundário]

[mecanismo composto de tambor, luva, cone macho e fêmea, anel sincronizador e engrenagem]

A cada marcha selecionada pelo motorista, ocorre o processo de liberação da força do motor para caixa, por que o motorista pisa na embreagem, podendo assim, travar outras marchas de saída no eixo primário que irá se relacionar com as engrenagens movidas do eixo secundário gerando mais velocidade ao veículo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com