TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engrenagem

Artigos Científicos: Engrenagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 1 (Equipe)

Pesquisar sobre os diversos tipos de engrenagens utilizadas. Reunir fotos, imagens e

esquemas que expliquem a funcionalidade de cada espécie de engrenagem. (Reservar o conteúdo obtido para finalizar o primeiro relatório que será solicitado na Etapa 2).

Tipos de Engrenagens

Alguns tipos mais proeminentes e úteis de engrenagens industriais são:

1) Engrenagens cônicas: Nas engrenagens cônicas, os dentes formam uma malha perfeitamente unida. Estas engrenagens são úteis quando há uma mudança necessária no sentido de rotação do eixo. Estes modelos de engrenagens podem ser usados com diferentes números de dentes para aumentar ou diminuir a velocidade de rotação. Embora os modelos de engrenagens cônicas sejam geralmente instalados em eixos com um ângulo de 90o, elas funcionam bem em outros ângulos igualmente. Os tipos de engrenagens cônicas são considerados muito benéficos, pois permitem ajustes durante a fase de montagem.

2) Engrenagens diferenciais: Esta engrenagem é muito comumente usada nos automóveis. Faz a ligação entre dois eixos distintos com uma cobertura e ajusta os ângulos de rotação. Há um conjunto de engrenagens coaxiais presentes nas engrenagens diferenciais. Este conjunto inclui pinhões e plataforma giratória.

3) Engrenagens sem-fim: De um modo geral, a engrenagem é uma espécie de mecanismo de transporte. Ela pode ser usada para transmitir potência em motores usados em muitos campos industriais. Este mecanismo de transporte é composto de duas partes, que incluem a roda sem-fim e o parafuso. Como uma espécie de arranjo da unidade, a engrenagem tem suas próprias características únicas. O mecanismo de transporte tem a relação de transmissão alta com grande força axial. Além disso, sua estrutura é mais compacta do que a estrutura de engrenagens cônicas. Em virtude das características acima mencionadas, o mecanismo de acionamento é amplamente utilizado em muitos lugares.

4) Engrenagens helicoidais: Estes dispositivos são também um dos mais conhecidos tipos de engrenagens industriais. Os dentes dessas engrenagens são projetados para formar uma malha em um ângulo adequado, com a intenção de criar uma carga de empuxo ideal. O termo “helicoidal” é devido aos seus dentes, que são curvos ao longo de uma trajetória helicoidal ou se assemelha a uma hélice. Seu design avançado permite um bom funcionamento destas engrenagens. Estas engrenagens podem confortavelmente transportar cargas pesadas devido à superfície de contato maior com os dentes.

5) Engrenagens de dentes retos: Embora essas engrenagens sejam simples em termos de operação, estes dispositivos mecânicos são aproveitados em uma infinidade de aplicações industriais e não industriais. Eles são frequentemente encontrados em formas cilíndricas ou de disco. Estas engrenagens são utilizadas para a finalidade de fazer variações na força e na velocidade de rotação de eixos. Eles possuem dentes retos e são normalmente instalados em eixos paralelos. Eles podem ser usados separadamente ou em uma combinação de duas ou mais engrenagens cilíndricas, dependendo do âmbito e da natureza da aplicação.

Passo 2 (Equipe)

Buscar informações sobre as relações existentes das engrenagens, tais como,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com