TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTENDER O PIB

Projeto de pesquisa: ENTENDER O PIB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

Mercado financeiro prevê menos crescimento e mais inflação em 2014

Na 15ª queda seguida, previsão de alta do PIB deste ano recua para 0,48%.

Expectativa do mercado para a inflação de 2014 sobe de 6,27% para 6,29%.

Alexandro MartelloDo G1, em Brasília

Tweet

Os economistas do mercado financeiro revisaram para baixo novamente, na semana passada, sua previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, ao mesmo tempo em que elevaram sua expectativa de inflação para 2014.

Segundo o relatório de mercado divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (8), que é fruto de pesquisa com mais de 100 instituições financeiras na semana passada, a previsão dos analistas para o crescimento da economia brasileira neste ano recuou de 0,52% para 0,48%. Foi a 15ª queda seguida deste indicador.

ENTENDA O PIB

Índice mede a evolução da economia

o que entra na conta do PIB

na dança da cordinha: previsões em queda

copa e crise prejudicam resultado

O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos em território brasileiro, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o crescimento da economia. No fim do mês passado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a economia brasileira teve retração de 0,6% no segundo trimestre deste ano e que estaria em "recessão técnica", que se caracteriza por dois trimestres seguidos de PIB negativo.

Para 2015, a previsão do mercado para a expansão do PIB permaneceu em 1,1%. Na proposta de orçamento do próximo ano, divulgada no fim de agosto, o governo manteve a projeção de alta de 3% para o PIB do ano que vem.

Inflação e juros

A expectativa do mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do pais, subiu de 6,27% para 6,29% para este ano. Para 2015, a previsão ficou estável em 6,29%.

saiba maisThais Herédia: O que a economia tem a dizer?

Inflação oficial acelera e fica em 0,25% em agosto, diz IBGE

Economia brasileira encolhe 0,6% no 2º trimestre de 2014, diz IBGE

Pelo sistema que vigora atualmente no Brasil, a meta central tanto para 2014 quanto para 2015 é de 4,5%, mas com intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Desse modo, o IPCA pode oscilar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida.

Na semana passada, o IBGE informou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com