TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESPAÇOS ENTRE LINHAS

Tese: ESPAÇOS ENTRE LINHAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Tese  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

(A PARTIR DA INTRODUÇÃO TODO O TEXTO DEVE TER ESPAÇO 1,5 ENTRE AS LINHAS)

O tema qualidade na Educação tem sido amplamente discutido por profissionais da educação em toda parte e em todo o tempo. Teóricos da educação, pais, alunos, mídia, órgãos públicos e particulares discutem, estudam e debatem constantemente sobre o déficit da educação brasileira.

A Língua Portuguesa é um dos alvos das discussões e reflexões através dos resultados de índices que medem a qualidade da educação: Prova Brasil, ENEM, ENADE e Vestibulares. Percebendo a importância da linguagem no desenvolvimento desta qualidade da educação, buscou-se aprofundar este assunto através dessa pesquisa com enfoque no aluno, corpo docente, equipe pedagógica, a gestão escolar, a qualidade na educação, a linguagem e a educação inclusiva com qualidade.

A qualidade permeia os diversos momentos em que acontece a educação no ser humano e, por conseguinte, na educação escolar. A Educação Inclusiva (EI) enfoca a grande preocupação com a formação dos futuros cidadãos trabalhadores: passivos ou agentes de transformação da angústia e da barbárie na qual vivemos. Há um anseio premente da necessidade de educação e mudança, pois o homem não pode continuar degradando-se, até mesmo para manter sua sobrevivência.

Nesta sociedade tecnológica contemporânea, progressiva e avançada mas, contraditoriamente, escrava de sua criação, com meios de produção que ferem sua subsistência humana, busca-se repensar, refletir, lutar, perseverar e vislumbrar uma nova sociedade, com conceitos de respeitabilidade e empatia, do ser consigo, com o outro e com o meio em que se vive. Portanto, a apreensão em todas as áreas do conhecimento formal torna-se imprescindível ao educando desde as primeiras séries da educação básica, daí a abordagem deste assunto, ainda que brevemente, neste artigo sobre a linguagem na Educação Inclusiva.

Objetiva-se, a partir das ideias de Vygostsky, trabalhar a linguagem enquanto fator de desenvolvimento nos seus mais diversos recursos. No trabalho com a língua escrita, falada, pensada, expressa em imagem, fisicamente e sensitivamente e com o pensamento, pretende-se que o aluno possa compreender sua natureza, refletir sobre sua vida, pensar criticamente sobre seus problemas e internalizar conhecimentos elaborados, o saber formal, e, poder “ser” na sociedade uma pessoa participativa nas transformações globais.

Na perspectiva da Educação Inclusiva e da educação libertadora, o trabalho procura desenvolver uma reflexão a partir do contexto que se passa na vivência rotineira do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com