TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATISCA APLICADA

Pesquisas Acadêmicas: ESTATISCA APLICADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.685 Palavras (7 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA

TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

ESTATÍSCA APLICADA

TUTOR EAD: PROF.ª ME. IVONETE MELO DE CARVALHO

3º SÉRIE

1ª SEMESTRE

Sorocaba / SP

2014

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

ESTATÍSTICA APLICADA COM O TEMA:

DOCUMENTAÇÃO DA ANÁLISE ESTATÍSTICA PARA ORGANIZAÇÃO DA SEMANA DE GESTÃO FINANCEIRA.

Atividades Práticas Supervisionadas do Curso de Tecnologia em Gestão Financeira na Faculdade Anhanguera UNIDERP de Sorocaba.

Sob a orientação da Tutora Presencial Elaine Ap. Oliveira, 3ª Série do 1ª Semestre.

Sorocaba / SP

2014

RESUMO

A Estatística Aplicada é uma ferramenta bastante utilizada atualmente, muito importante nas empresas, na área política, em várias áreas do cotidiano, para auxílio de tomada de decisões. Nas Empresas, por exemplo, em departamentos como Financeiro, Recursos Humanos, Produção, etc. Na política através das pesquisas diretas referente aos candidatos nas eleições, tal pesquisa é importante tanto para os candidatos como para a população acompanhar e decidir o voto conscientemente. A Estatística teve evoluções significativas durante o passar dos tempos, iremos acompanhar e compreender os conceitos e a importância de sua utilização mais detalhadamente no decorrer do trabalho em questão.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. CONCEITOS DE ESTATÍSCA APLICADA

3. TABELA DA PESQUISA PARA A SEMANA DA GESTÃO FINANCEIRA

4. APLICAÇÃO DOS DADOS - FREQUÊNCIA ABSOLUTA E RELATIVA

5. GRÁFICOS

6. MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL E DE DISPERSÃO

6.1.Média

6.2.Moda

6.3.Mediana

6.4.Variância

6.5.Desvio-padrão

7. CONCLUSÃO

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

6

7

8

11

12

13

14

14

14

15

15

15

16

1. INTRODUÇÃO

No conteúdo deste trabalho iremos descrever e demonstrar informações referentes a Estatística desde os tempos antigos, como era vista, até os tempos atuais como são analisadas e utilizadas, encontramos também dados com relação a regulamentação da profissão para um conhecimento maior.

Foi feito na prática, como solicitado no desafio, proposto pelo Coordenador do curso de Tecnologia de Gestão Financeira, uma pesquisa com os acadêmicos analisando diferentes dados como Sexo, idade e Temas de Interesses para a “Semana da Gestão Financeira”. Esse levantamento de dados foi executado de acordo com os conceitos, métodos, cálculos estudados com material de apoio sugerido e outros que auxiliaram nessa tarefa.

A Estatística, como tudo na vida, tem sua origem. Antigamente os povos já percebiam a necessidade de colher dados e registra-los. O número de habitantes, natalidade, óbitos, levantamentos da riqueza individual e social e análise de distribuição de terras, eram alguns dos dados que consideravam importantes como, por exemplo, na cobrança de impostos. Esse processo era conhecido e registrado mediante inquéritos de quantidade. Com o passar dos anos foi se aperfeiçoando e acrescentando aos dados já existentes, os relacionados a acontecimentos sociais como batizados, funerais, casamentos originando-se as primeiras tábuas, tabelas e os primeiros números relativos. Essas tabelas foram cada vez mais, tornando-se Tabelas Completas deixando de ser uma simples catalogação de dados de números coletivos para serem estudos chegando a uma conclusão sobre o todo (população) através da análise de partes desse todo (amostra).

De acordo com o livro de Antônio Arnot Crespo, quem batizou com esse nome a “Estatística” a essa prática verdadeiramente científica (métodos) e determinou o seu objetivo e relações com a ciência foi Godofredo Achenwall no século XVIII.

Na Lei 4.739 de 15 de julho de 1965, estão redigidas responsabilidades e atribuições da profissão, e no Decreto nº 62.497, regulamenta o seu exercício profissional, descrevendo orientações, disciplinas e fiscalização, no território nacional.

2. CONCEITOS DE ESTATÍSTICA APLICADA

Com relação ao material pesquisado chegamos ao seguinte conceito:

“A Estatística é uma parte da Matemática Aplicada, a Ciência que fornece métodos para coleta, descrição, organização, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões. Levantamento de dados originados de respostas (pesquisa), medidas, contagens e observações. Ela possuiu dois ramos distintos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com