TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATUTOS COMPARATIVOS ENTRE O SALDO PATRIMONIAL DE LOJA MARIZA SA E CREDIT COLOMBO SA

Projeto de pesquisa: ESTATUTOS COMPARATIVOS ENTRE O SALDO PATRIMONIAL DE LOJA MARIZA SA E CREDIT COLOMBO SA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.670 Palavras (15 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 15

UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O BALANCO PATRIMONIAL DA LOJA MARIZA S.A COM A LOJA COLOMBO S.A

Saiane Valmorbida

1 INTRODUÇÃO

As lojas Marisa são, hoje, a maior rede de lojas de moda feminina do Brasil, contando com mais de 200 lojas em praticamente todos os estados do país. Segundo números divulgados pela própria rede, mais de 90 milhões de peças de vestuário são vendidas e mais de 140 milhões de clientes passam por suas lojas todo ano. A rede de lojas Marisa começou em 1948 como Marisa Bolsas. O modelo, como em praticamente qualquer rede de varejo de sucesso no Brasil foi vender marcas famosas, com grandes estoques e preços baixos.

O foco das lojas Marisa sempre foi o público feminino. Após grande sucesso com a venda de bolsas, incluindo a abertura de uma segunda loja, Bernardo Goldfarb decidiu abrir sua terceira loja, a Marisa Malhas. Com isso iniciou-se o fabuloso processo de expansão da rede, mantendo a mesma filosofia: peças de qualidade por preços acessíveis. Fórmula imbatível em terras tupiniquins. A marca e o slogan das lojas Marisa (“de mulher pra mulher, Mariiiisa”) estão entre os mais reconhecidos e lembrados do país, isso devido a muita propaganda em TV e outros meios de comunicação de massa.

Hoje a rede conta também com lojas Marisa & Família, que vendem roupas para toda a família, bem como peças de cama, mesa e banho. As lojas Marisa também estão presentes na internet com uma loja virtual.

O objetivo geral é estudar dados financeiros e contábeis das empresas Mariza S.A e Lojas Colombo.

Para responder o objetivo geral foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos:

a) Fundamentar o tema de pesquisa;

b) Apresentar os dados financeiros das empresas estudadas;

c) apresentar as analises entre as empresas estudadas;

Com intuito de completar a analise das empresas, determinou-se a seguinte questão problema: Qual a semelhança entre os dados contábeis e financeiros das empresas estudadas?

Quanto à metodologia este estudo classifica-se em: Quanto aos objetivos, quanto aos procedimentos e quanto à questão problema.

Quanto aos objetivos classifica-se como pesquisa descritiva, que segundo (THOMAS; NELSON; SILVERMAN, 2007, p 97) “busca a resolução de problemas melhorando as práticas por meio da observação, análise e descrições objetivas”. É um metodo comum e com excelente exito nos trabalhos assim realizados.

Quanto aos procedimentos a pesquisa enquadra-se em estudo de caso, pesquisa bibliográfica e documental. Segundo (YIN, 1993, p 76) estudo de caso “Caracteriza-se por descrever um evento ou caso de uma forma longitudinal”.

Já a pesquisa bibliográfica define-se segundo (GIL, 1991, p 23) “Tem por objetivo conhecer as diferentes contribuições científicas disponíveis sobre determinado tema”. A pesquisa documental segundo (SANTOS, 2000, p 33) “É realizada a partir de documentos, contemporâneos ou retrospectivos, considerados cientificamente autênticos”.

Quanto à abordagem ao problema esta voltado a pesquisa qualitativa que segundo (GIL, 1991, p 56) “É uma pesquisa indutiva, isto é, o pesquisador desenvolve conceitos, ideias e entendimentos a partir de padrões encontrados nos dados”.

2 DESENVOLVIMENTO

Nesta seção apresentam-se pesquisas bibliográficas sobre o tema de pesquisa, juntamente com a analise dos dados coletados dos balaços das lojas Mariza S.A e lojas Colombo S.A e entre outros subgrupos que veremos dentro do balanço patrimonial.

O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada à organização para assim verificar-se a posição patrimonial e financeira da Mesma. Constituído por Ativo, Passivo e patrimônio liquido. A realização do Balanço Patrimonial é feito através dos livros fiscais, os extratos bancários, as folhas de pagamento e os controles de caixa da organização.

Segundo (Ribeiro, 1999 p.229), Balanço Patrimonial é:

A demonstração financeira que evidencia resumidamente o patrimônio da entidade, quantitativa e qualitativa. O artigo 178 da lei n- 6.404/76 evidencia o seguinte: no balanço as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a analise da situação financeira da companhia. No ativo as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes Grupos: ativo circulante, ativo realizável em longo prazo e ativo permanente. No passivo as contas serão classificadas nos seguintes grupos: passivo circulante, passivo exigível em longo prazo, resultados de exercícios futuros, patrimônio liquido, dividido em capital social e reservas.

Toda Entidade ou Organização que se preste necessita sim de um Balanço Patrimonial para assim verificar realmente qual é o seu status; seu patrimônio que é composto por bens, direitos e Obrigações, estando assim a par da situação empresarial de sua entidade.

O Balanço Patrimonial esta dividido em algumas Partes como diz (Ribeiro, 1999 p.229).

As contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes Grupos: ativo circulante, ativo realizável em longo prazo e ativo permanente. No passivo as contas serão classificadas nos seguintes grupos: passivo circulante, passivo exigível em longo prazo, resultados de exercícios futuros, patrimônio liquido, dividido em capital social e reservas. Os saldos devedores e credores que a companhia não tiver direito de compensar serão classificados separadamente. As contas do ativo sujeitas a depreciação, amortização, exaustão e provisão para créditos de liquidação duvidosa aparecerão, no balanço patrimonial, deduzida das respectivas depreciações, amortizações exaustões ou provisões para créditos de liquidação duvidosa.

Ou seja, o balanço patrimonial é a parte de um conjunto de relatórios que compõem demonstrações contábeis de uma entidade e que ira revelar o patrimônio da mesma.

O Patrimônio pode ser definido como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com