TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATÍSTICA

Artigos Científicos: ESTATÍSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  1.881 Visualizações

Após um levantamento de dados, ambientalistas de uma ONG (Organização Não Governamental), constataram, em uma cidade próxima ao Rio Canoas, no estado de Santa Catarina, a existência de três indústrias: I, II, III. Cada indústria participa com 40%, 35% e 25%, respectivamente, da produção industrial da cidade. A proporção de gases poluentes lançados na atmosfera é de 2% pela indústria I, 1% pela indústria II e 3% pela indústria III. Uma análise da emissão de gases poluentes ou de partículas sólidas na atmosfera é realizada ao acaso nesta cidade, o que permitiu aos ambientalistas verificar a existência de poluição atmosférica. Qual a probabilidade dos gases considerados poluentes terem sidos lançados pela indústria II?

Resposta: Primeiro denominamos cada um dos eventos, depois com muita atenção definimos a probabilidade condicionada ao evento de interesse.

II: representa o evento “lançado pela indústria II”

G: representa o evento “gases poluentes lançados na atmosfera”

Pergunta: Qual probabilidade dos gases considerados poluentes terem sidos lançados pela indústria II? Logo, queremos a probabilidade condicional de:

Atenção! Não se esqueça que os gases poluentes podem provir de qualquer uma das três indústrias (e só de uma). Portanto, confira a seguir como realizar os cálculos de , que representa a probabilidade dos gases considerados poluentes lançados na atmosfera.

Como calcular ?

Assim,

Portanto, conclui-se que a probabilidade dos gases, considerados poluentes, terem sido lançados pela indústria II é de aproximadamente 18,4%.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com