TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAÇÃO ECOLÓGICA

Resenha: ESTAÇÃO ECOLÓGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Resenha  •  204 Palavras (1 Páginas)  •  113 Visualizações

Jennifer Santos, Renilza Santos, Kamilla Silvestre

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

ESTAÇÃO ECOLÓGICA

As estações ecológicas são espaços do território nacional, sejam áreas terrestres ou marinhas, instituídas pelo poder publico como locais de proteção integral, que ficam sob regime especial de administração. Tais espaços também são conhecidos como unidades conservação, devido as suas características naturais relevantes de fauna e flora, cujo objetivo final é a preservação da natureza e a realização de pesquisas cientifica com garantias de proteção de seus atributos ambientais. Em algumas unidades é permitida a visitação para atividades educativas.

Estas estações são representações dos ecossistemas brasileiros e biomas de cada região. Segundo a lei 9.985 de 18 de julho de 2000, o sistema nacional de unidades de conservação (SNUC), nas estações ecológicas é permitido alterações dos ecossistemas em casos restritos e específicos, como:

I. Medidas que visem a restauração de ecossistemas modificados;

II. Manejo de espécies com o fim de preservar a diversidade biológica;

III. Coleta de componentes dos ecossistemas com finalidades cientifica, entre outros.

IV. Pesquisa cientifica cujo impacto sobre o ambiente seja maior do que aquele causado pela simples observação ou pela coleta controlada de componentes dos ecossistemas, em uma área correspondente a no Maximo três por cento da extensão total da unidade e ate o limite de um mil e quinhentos hectares

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com