TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATEGIAE DINAMICA COMPETITIVA

Artigo: ESTRATEGIAE DINAMICA COMPETITIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  4.037 Palavras (17 Páginas)  •  954 Visualizações

Página 1 de 17

Etapa 1

Administração de Recursos Materiais e patrimoniais

Conceitos

Atividade que planeja, executa e controla, nas condições mais eficientes e econômicas, o fluxo de material, partindo das especificações dos artigos e comprar até a entrega do produto terminado para o cliente. (FRANCISCHINI & GURGEL, 2002).

É um sistema integrado com a finalidade de prover a administração, de forma contínua, recursos, equipamentos e informações essenciais para a execução de todas as atividades da Organização.

Administrar materiais é uma atividade realizada nas empresas desde os primórdios da administração. Essa atividade tomou um novo impulso a partir do momento em que a logística se estendeu muito além das fronteiras das empresas, tendo como principal objetivo atender as necessidades e expectativas dos clientes.

• 16% de um programa de produção não podem ser executados em virtude de falta de ferramentas destinadas à produção;

• 30% a 60% do estoque de ferramentas estão espalhados pelo chão da fábrica, perdidos, deteriorando-se ou não disponíveis;

• 20% do tempo dos operadores são desperdiçados procurando por ferramentas. Se somarmos meia hora por turno, chegaremos a mais de três semanas de trabalho perdidas por ano;

• 40% a 80% do tempo do encarregado são perdidos procurando e expedindo materiais e ferramentas.

São atribuições da área:

Administração de estoques: 1. Controle das compras pendentes de entrega

2. Determinação dos níveis de estoques

3. Estudos dos métodos de ressuprimento

4. Classificações de materiais

5. Controle físicos de materiais

Administração de compras 1. Cadastro de fornecedor

2. Processo de compra

3. Negociação

4. Deligenciamento de compras

Administração Física 1. Recebimento e expedição de materiais

2. Movimentação de materiais

3. Armazenagem

4. Alienação de materiais

Como é sobejamente conhecido, sem contudo ser demais repetir, Henry Fayol diz que administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Entendemos também que a administração compreende três campos básicos: pessoal, material e financeiro.

A administração do material corresponde, portanto, no seu todo, ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de toda as tarefas necessárias à definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma organização, seja de natureza militar, industrial, comercial ou de serviços.

A administração do material tem por objetivo:

• Preços baixos;

• Alto giro de estoques;

• Baixo custo de aquisição e posses;

• Continuidade de suprimento;

• Consistência de qualidade;

• Pouca despesa com pessoal;

• Relações favoráveis com os fornecedores;

• Aperfeiçoamento do pessoal;

• Bons registros.

Administração de Materiais numa empresa, caso ela esteja desorganizada, caso estejam descoordenados seus órgãos internos e caso ela não consiga processar adequadamente seus dados, suas estatísticas e não consiga motivar suficientemente seu pessoal para a realização de um bom trabalho. Assim destaca-se uma série de providências para que uma organização atinja níveis altos de eficiência na sua atividade:

1) Organização & Métodos - realiza uns estudos métodos administrativos e de produção na organização, além da adequação da organização aos métodos otimizados e vice versa. Termos como reengenharia, otimização de processos, são versões atuais ou subconjuntos desta prática;

2) Qualidade - Por qualidade entende-se fundamentalmente o atendimento às necessidades do cliente, seja quem ele for, seja quais sejam suas necessidades (de preço, de prazo, de assistência técnica, etc). A implantação da qualidade passa pela mudança da mentalidade individual, da cultura coletiva da organização e pela quebra de paradigmas. Só ocorre de cima para baixo, ou seja com liderança e participação efetiva do comando da organização desde os mais altos níveis;

3) Informatização - Trata-se da adoção pela empresa de uma das mais eficientes ferramentas para a gestão e administração modernas. Mas não passa disto, uma ferramenta, que para ser útil deve ser empregada segundo suas complexas técnicas, que envolvem o levantamento das necessidades de informação, delimitação das possibilidades versus custo e investimento em pessoal, instalações, programas e equipamentos. Sem investimento balanceado em qualquer um dos itens citados a informatização deixa de ser o paraíso para tornar-se um pesadelo, que vai drenar recursos e energia, sem o retorno esperado e adequado.

Etapa 2

A Logística Integrada é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados (nacional ou importado), bem como as informações a eles relativos, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes.

A cadeia de Logística Integrada pode ser estruturada em três grandes blocos: Logística de Suprimento, Logística de Produção e Logística de Distribuição. A Logística consiste no armazenamento e distribuição de suprimentos. Quando se opta pela sub-contratação de um operador logístico, todas as atividades complementares à armazenagem e distribuição são naturalmente da responsabilidade do operador logístico. Na Logística Integrada temos a Gestão de Estoque, que podemos definir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com