TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIA DE CUSTOS

Monografias: ESTRATÉGIA DE CUSTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2013  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

6.4.4.1. Estratégia de Produto

Para Dolabela (2008) as organizações estão cada vez mais preocupadas com que o consumidor está pensando sobre o seu produto e/ou serviço, por isso antes de se colocar um produto e/ou serviço no mercado estas realizam pesquisa qualitativa conjugada com quantitativa com seu publico alvo a fim de aprimorar suas estratégias, visando aperfeiçoar seu produto e/ou serviço antes de ser colocado no mercado.

Ainda sobre estratégia do produto, Kotler e Keller (2006) afirmam que para evitar perda nos processos de colocação de um produto e/ou serviço no mercado o composto de marketing classifica como durável (usados em longo prazo) ou não durável (usado em curto prazo) seu produto e/ou serviço para atingir seu público alvo.

Churchill e Peter (2010) dissertam existem produtos de consumo (bens e serviços, para consumidores finais) e industriais (bens e serviços, para organizações).

Baseado em Kotler e Keller (2006), a locação DVD e Blu-Ray é classificada como serviço, devido a sua característica de intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade, perecibilidade , são levado em conta no ato da contratação do serviço. O produto livro é classificado com bem durável, e sua característica é a tangibilidade, pois o consumidor geralmente utiliza esse item por diversas vezes ou por um tempo determinado.

“A maioria das ofertas no mercado resulta de alguma combinação de elementos tangíveis e intangíveis (....) os elementos tangíveis são aqueles que podem ser vistos tocados, cheirados ou saboreados (....) os elementos intangíveis são geralmente mais fugazes. Abrangem o nível de serviço oferecido como suporte ao tangível e a imagem ou as crenças acerca do produto.” (HOOLEY, 2010. p. 279).

Para Cobra (2011), o posicionamento de produto e/ou serviço da marca se refere ao lugar que o produto e/ou serviço ocupa no mercado, pois para cada segmento de mercado é desenvolvida uma estratégia de posicionamento. Pode-se traçar o posicionamento por um trabalho de identificação da estrutura de mercado e da posição da empresa. A identificação do posicionamento do produto no mercado é de extrema importância para que se analise qual a percepção do cliente com relação ao lugar que o produto e/ou serviço ocupa, e também há a comparação com os produtos concorrentes e avaliação de seu desempenho. Pode-se também fazer uma avaliação das atitudes mentais dos consumidores. O posicionamento é classificado em função dos atributos, da competência, pelo estilo de vida ou pelo uso.

Posicionamento por atributos são aqueles que o consumidor valoriza em relação aos outros concorrentes do mesmo ramo de atividade.

Posicionamento por competência é a forma em que a organização se coloca frente à concorrência posicionando a marca junto ao consumidor.

Posicionamento pelo estilo de vida é a forma com que a empresa se posiciona como a melhor alternativa para um tipo de classe social a qual está disposta atender.

Posicionamento pelo uso é a determinação de como a organização vai posicionar o seu produto ou/e serviço para um determinado uso específico.

A proposta do projeto em estudo é o posicionamento por competência.

Ainda sobre serviço, Cobra (2011) destaca que é algo que pode adquirido ou vendido, mas não pode ser tocado.

Portanto a proposta do projeto é ser uma prestadora de serviços onde seu produto é a locação de DVDs e Blu-Rays e também a venda de livros.

Para locação de mídias ou venda de livros, o projeto propõe o fornecimento de embalagens para acomodar e transportar estes produtos. Além das embalagens, algo muito importante é a evidência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com