TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL, TOMADA DE DECISÕES, INTERVENÇÃO EM NEGÓCIO E USO DE UM SISTEMA DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO.

Monografias: ESTRATÉGIA EMPRESARIAL, TOMADA DE DECISÕES, INTERVENÇÃO EM NEGÓCIO E USO DE UM SISTEMA DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  2.210 Palavras (9 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 9

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL, TOMADA DE DECISÕES, INTERVENÇÃO EM NEGÓCIO E USO DE UM SISTEMA

DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO.

SOBRAL

2013

1 INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho de pesquisa bibliográfica é compreender e oportunizar como estão sendo criados os novos moldes das decisões de produto e comunicação, através das estratégias de produtos dos carros da JAC Motors, que conseguem chegar a formação de preços em marketing, aplicando de maneira competitiva e agressiva, quebrando paradigmas e protocolos para com rapidez e eficiência chegarem a fórmula do sucesso no mercado de automóveis no Brasil.

Portanto, procurando entender, também, quais suas percepções sobre a prática desenvolvida pela JAC Motors através do texto "Decisão por um carro da China? Preciso de muitos motivos para decidir comprar um Xing-ling". Os objetivos específicos são: caracterizar a prática de logística desenvolvida pela JAC Motos para avaliar como é realizada toda a seus canais de distribuição e formação de preços. O estudo e as respostas dadas pautou-se nas ideias e conceitos de fundamentos das Decisões de Produto e Comunicação; Logística e canais de distribuição e formação de preços em marketing;

A metodologia constou da interpretação do texto "Decisão por um carro da China? Preciso de muitos motivos para decidir comprar um Xing-ling". De acordo com as perguntas realizadas neste trabalho; Tendo em vista a respostas com influência e referencia a todos os conceitos e definições estudadas nesse semestre.

2 DESENVOLVIMENTO

PRIMEIRO DESAFIO: DECISÕES DE PRODUTO E COMUNICAÇÃO

1) A respeito do artigo apresentado e de acordo com o conteúdo da disciplina, qual a sua opinião a respeito das estratégias de produtos dos carros da JAC Motors? E como as empresas brasileiras reagiram e se prepararam diante da nova concorrência? Como a confiança na marca afeta as escolha do consumidor nesse tipo de segmento e qual a sua importância.

Resposta: A empresa utilizou a imagem de um apresentador global famoso na TV Brasileira para dar mais credibilidade na divulgação do produto, adquirindo assim a confiança do consumidor e acima de tudo mostrar a qualidade do produto. A ideia a ser passada através da propaganda apresentada era mostrar e deixar bem claro que a marca chegou ao país com a competitividade e agregar valor a um produto que apesar de completo tinha o menor preço do mercado e ainda teriam uma assistência de peças, com a montagem e um centro de distribuição de peças no Brasil, passando assim a imagem ao consumidor que com todo esse aparato se instalando no Brasil a marca passava ser mais segura e confiável, fazendo com que o consumidor não tivesse dúvidas para comprar o produto, com isso a empresa ganharia mercado e com certeza um sucesso maior nos produtos anunciados.

Com a chegada dessas grandes empresas no mercado automotivo brasileiro, o consumidor ganhou muito mais opções para escolher o melhor produto, tanto no menor custo benefício como conforto, qualidade e economia. As empresas Brasileiras teriam que rever completamente suas plataformas e kits de opcionais para deixarem seus produtos mais completos sem um preço tão alto, para se tonarem competitivas, melhorando cada item sem esquecer-se de colocar um produto de qualidade com um preço mais acessível do que o dos importados para se diferenciar e satisfazer o consumidor.

2) “Isso sempre caracterizou-se como uma estratégia de mercado, em que o marketing é levado à máxima da segmentação de mercado, onde um mesmo veículo pode atender a vários segmentos, observando políticas de segmentação por preços, modelo, seriação e estilo”. Com certeza, para que essas estratégias fossem montadas, equipes inteiras foram mobilizadas. Nas nossas aulas, falamos das atribuições de um Gerente de Produtos, ou daquele responsável por direcionar as ações do Curso Superior em Tecnologia de Marketing principais produtos da empresa, o que os responsáveis pelas empresas chinesas fizeram muito bem. Das atribuições estudadas nas aulas, cite pelos menos 03 delas que vocês julguem serem as mais importantes.

Resposta: A marca primeiramente tem que mostrar ao consumidor que o seu produto é de qualidade, tem credibilidade e um preço justo, focando principalmente no diferencial que é a assistência pós-vendas, não se preocupar somente em vender o produto, mas que o cliente será bem assistido depois de comprar. Com esta atitude terá a fidelidade do cliente e tornará a marca mais forte no mercado; Portanto, a marca tem que investir pesado na conquista e fidelização do cliente, CRM e no segmento de mercado automotivo, esses 3 itens são de suma importância para o sucesso e consolidação da marca.

3) “Justamente nesse contexto, surgiram os carros chineses com a promessa de não enganarem os consumidores, oferecendo um carro completo por um preço que seria justo, o famoso carro completaço. A maior expoente dessa fase foi a montadora chinesa JAC Motors, que no Brasil é capitaneada por Sérgio Habib, e que quando iniciou suas atividades, adotou o apresentador Fausto Silva como garoto propaganda.” Vimos em nossas aulas, que para que consigamos diferenciação na prestação de serviços temos que focar em 03 itens: oferta (primária e secundária), entrega e imagem. Defina cada uma e diga em qual delas as empresas chinesas, claramente, focaram mais fortemente?

Resposta: Oferta Primária: São as expectativas do cliente com os produtos. Oferta Secundária: É a que podem ser adicionado aos produtos. Entrega: São formas de se entregar a serviços ao cliente, isso envolve contratar e treinar pessoas mais qualificadas e com processo de entrega superior. Imagem: Diferenciar a empresa através de símbolo, logotipo e ter uma marca forte. O grande foco foi ter um garoto propaganda conhecido no Brasil e usar a sua imagem para divulgar e induzir os consumidores a conhecerem o produto, desta maneira eles conseguiram em pouco tempo ter o nome do produto e a marca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com