TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS DE ESTUDO

Tese: ESTUDOS DE ESTUDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Tese  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 4

LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO

"Quando analisam uma organização, seus dirigentes devem decidir se o

treinamento é ou não útil para a permanência e prosperidade do negócio."

William McGehee e Paul W. Thayer

O processo de diagnóstico de necessidades de treinamento visa à identificação de lacuna das competências requeridas para um desenvolvimento humano adequado. O conceito de competência aproxima-se ao da qualificação, composto por conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao comprimento de tarefas pré- estabelecidas.

TREINAMENTO

Treinamento é uma ação indicada apenas para remover lacunas nas competências do indivíduo, as quais não são devidas a condições inadequadas de trabalho, quanto a baixos níveis de motivação dos empregados.

O profissional de treinamento é conhecido como solucionador de problemas de desempenho humano dentro das organizações. Suas atividades visam reparar pessoas para desempenharem adequadamente suas atribuições e responsabilidades.

A área de T&D advém de uma concepção de treinamento, que enfatiza uma cuidadosa avaliação de necessidades, experiências de aprendizagem precisamente controladas e planejadas para alcançar objetivos, critérios de desempenho e a coleta de informações para fornecer feedback.

O processo de levantamento de necessidades de treinamento geralmente não leva em consideração o contexto de trabalho sob o qual os efeitos das ações instrucionais incidirão, centrando-se essencialmente nas tarefas e atividades desenvolvidas pelo individuo

O artigo em questão propõe –se a incorporar os recentes avanços observados no campo da gestão de pessoas por competência como estratégia de tornar o processo de diagnóstico de necessidades de treinamento mais preciosamente alinhando ao negócio das organizações.

LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE T&D

As ações de T&D dos objetivos organizacionais é fundamental a compreensão das discrepâncias entre os desempenhos reais, manifestados pelos indivíduos e os esperados pelas empresas.

Estas analises tem como objetivo saber as competências individuais, do processo em questão, por conjuntos de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA’s).

O processo de LNT consiste em uma tentativa sistematizada de identificação de problemas de desempenho que podem ser solucionados por meios de ações educacionais.

Problemas determinados por condições precárias, não se constituem em necessidades de treinamento.

Ações de T&D não devem ser utilizadas como estratégias de motivação dos funcionários de uma organização, existem outras estratégias menos onerosas para esta finalidade, como os programas de qualidade de vida ou sistemas de trilhas profissionais baseadas em competências.

Deveria existir um sistema que integrasse instrutor, treinando e gerente no processo de transferência, antes do treinamento, as expectativas dos treinandos e dos gerentes deveriam estar claras, sendo necessários identificar obstáculos a transferência e fornecer estratégias para supera-los e sendo necessário também um trabalho conjunto com os gerentes para fornecer oportunidades pra manutenção dos comportamentos aprendido.

A finalidade de se realizar a análise organizacional, e propiciar o remanejo ambiental anteriormente ou durante o desenvolvimento da ação educacional, na tentativa de serem aumentadas as taxas de melhoria de desempenho.

A análise de tarefas e executada para determinar os objetivos instrucionais que serão relacionados aos desempenhos de determinadas atividades ou trabalhos essências ao alcance dos objetivos e metas organizacionais.

“Segundo Goldstein (1991), os passos para a realização da análise de tarefas seriam o seguinte: detalhamento das tarefas, formação de grupos funcionionais de tarefas, elaboração de CHAs, determinação das tarefas e CHAs relevantes, estabelecimento de relacionamento entre CHAs relevantes e tarefas, planejamento do ambiente de treinamento a partir do relacionamente entre tarefas e CHAs e validação de conteúdo dos CHAs elaborados. Cumpridas estas etapas, tem-se um rico detalhamento das tarefas e das competências necessárias, em termos comportamentais, a sua execução, que permite com que os treinamentos sejam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com