TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPA 1 E 2 CONTABILIDADE GERAL

Trabalho Escolar: ETAPA 1 E 2 CONTABILIDADE GERAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  2.490 Palavras (10 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

A ATPS (Atividade Prática Supervisionada) é uma metodologia utilizada pela Instituição para aperfeiçoamento no aprendizado, não só serve como um reforço dos conhecimentos obtidos através do estudo em sala como provem um detalhamento do conhecimento externo à faculdade. Como se trata de um trabalho onde Alunos resumem o que aprendem, o aprendizado é muito maior o que aqui apresentado para vossas apreciações. Também pode-se afirmar que esta será utilizada em um percentual na vida, facilitando o entendimento no campo profissional o qual atuaremos.

SUMÁRIO

RESUMO 4

INTRODUÇÃO 6

DESAFIO 7

1. ETAPA 1 8

1.1 Aula-tema: Introdução à Contabilidade. Patrimônio 8

1.1.1 PASSO 1 8

1.1.2 PASSO 2 10

1.1.3. PASSO 3 12

2. ETAPA 2 14

2.1 Aula-tema: Balanço Patrimonial. Atos e Fatos Contábeis e a Técnica da Contabilidade por Balanços Sucessivos. Demonstração do resultado do exercício. 14

2.1.1 PASSO 1. 14

2.1.2 PASSO 2 15

2.1.3 PASSO 3 16

CONCLUSÃO 23

REFERÊNCIAS 24

INTRODUÇÃO

A ATPS (Atividade Prática Supervisionada) aplicada para a disciplina de Contabilidade Geral é importante, pois a disciplina ganha um maior corpo com uma aprendizagem técnica bem como prática dos elementos apresentados em sala. Também é verdade afirmar que esta atividade propicia o conhecimento de outros cases, outros exemplos e ensinamentos que não foram possíveis ser lecionados em sala devido ao tempo disponível, desta forma a atividade prática supervisionada vem por sua vez aumentar diretamente a carga horária de conhecimento da matéria.

DESAFIO

O desafio consiste em elaborar um Relatório com os registros de atos e fatos contábeis de uma entidade fictícia, objetivando preencher os livros contábeis e preparar as demonstrações financeiras.

Com isso, os alunos vivenciarão a atividade prática do contador e como as operações financeiras de uma empresa são contabilizadas e analisadas.

Objetivo do Desafio

Elaborar um Relatório apresentando os livros e os demonstrativos contábeis de uma empresa fictícia.

1. ETAPA 1

 1.1. Aula-tema: Introdução à Contabilidade. Patrimônio.

Esta atividade é importante para que você reforce os conceitos sobre Contabilidade e a formação do patrimônio das organizações.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

1.1.1. Passo 1

Ler com atenção o Capítulo 1 do Livro-texto da disciplina e responda as seguintes perguntas:

1- Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa?

 A contabilidade auxilia esses gestores de forma em que se coletam todos os dados econômicos, mensura os monetariamente, registra-os e de posse de todas essas informações redigi relatórios contábeis.

O objetivo dos relatórios contábeis é ajudar os gestores na tomada de decisões e o entendimento desses relatórios propicia uma escolha correta aonde se obtém lucros para a organização.

2- Quais as principais diferenças entre a função do administrador e a do contador?

 O contador tem como função desenvolver e fornecer dados aos usuários externos e internos (governo, sindicatos, fornecedores, funcionários), para verificação da situação financeira e desempenho da empresa. É o contador que prepara os demonstrativos financeiros, já o administrador se foca na lucratividade da organização.

3- Das diferentes profissões que o contador pode atuar, qual você escolheria e por quê?

 O contador pode atuar em diversas áreas, por exemplo:

• Auditor – Pode ser interno, quando é vinculado a uma empresa, ou independente, profissional liberal, sua função é verificar a exatidão dos registros e processos contábeis;

• Analista financeiro – Analisa a situação financeira da empresa por meio dos relatórios contábeis;

• Perito – Auxilia o juiz nos processos que necessitam da verificação da exatidão dos registros contábeis;

• Pesquisador – Atua com investigações cientificas no âmbito universitário.

• Cargos administrativos – São profissionais que ocupam cargos de gerencia e presidência de organizações

• Cargos públicos – O profissional contábil tem inúmeras escolhas, tais como auditor fiscal, tributário e contador público;

• Consultor – Orienta as empresas a realizar um melhor controle financeiro, tributário e de custos das atividades empresariais.

 A atuação mais interessante do contador é atuar como auditor, sabendo que o seu objetivo é verificar se existem falhas na contabilidade da organização.

4- Elabore uma redação de no máximo 20 linhas a respeito da evolução da Contabilidade no mundo.

Com o surgimento das civilizações a contabilidade foi se desenvolvendo. Na primeira fase eram utilizados imagem e desenho para identificar o patrimônio. Os registros contábeis nasceram numa época não existia escrita formal e nem mesmo moeda e utilizavam-se pedrinhas pra verificar quanto o rebanho havia aumentado de um ano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com