TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETICA PROFISSIONAL X ETICA EMPRESARIAL

Artigos Científicos: ETICA PROFISSIONAL X ETICA EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  1.754 Visualizações

Página 1 de 4

1 .INTRODUÇÃO

ETICA PROFISSIONAL X ETICA EMPRESARIAL

A palavra ética provém do grego ethikos (“carácter”) e nesta definição se aplica em qualquer âmbito, seja pessoal, profissional ou empresarial, uma vez que trata-se do estudo da moral e do mecanismo humano para promover os comportamentos desejáveis. Uma sentença ética supõe a elaboração de um juízo moral e uma norma que assinala como deveriam atuar os integrantes de uma sociedade.

A Ética Profissional pretende regular as atividades que se realizam no âmbito de uma profissão e suas relações entre empregados e empregadores. Neste sentido, trata-se de uma disciplina que está incluída na ética aplicada, pois faz referência a uma parte específica da realidade.

Cabe destacar que a ética, em termos gerais, não é coactiva (não impõe sanções legais ou normativas). No entanto, a ética profissional pode estar, de alguma forma, nos códigos deontológicos que regulam uma atividade profissional. A deontologia é parte daquela que se conhece como ética normativa, e apresenta uma série de princípios e de regras devendo ser imperativamente cumpridos.

Visto isto, poderá dizer-se que a ética profissional estuda as disposições vinculantes constantes da deontologia profissional. A ética sugere aquilo que é desejável e condena aquilo que não se deve fazer, ao passo que a deontologia conta com as ferramentas administrativas de modo a garantir que a profissão seja exercida eticamente.

Já a Ética empresarial diz respeito a regras, padrões e princípios morais sobre o que é certo ou errado em situações específicas dentro de uma ambiente empresarial e trata diretamente das ações e relações entre funcionários (pessoas) e empresa (empresários)

A Ética Empresarial tem sido entendida, doutrinariamente, como uma atividade econômica organizada, exercida profissionalmente pelo empresário, através do estabelecimento. (BULGARELLI, WALDIRIO. 1993 p. 22) Para um melhor entendimento uma empresa é uma organização particular, governamental, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de obter lucros.

2 .DESENVOLVIMENTO

Na situação exposta sobre o ocorrido, quando o “HSBC foi multado pelo MPT-PR em 67,5 milhões por ter espionado seus funcionários, enquanto estes estavam afastados por “problemas relacionados à saúde” , podemos perceber que muito embora o HSBC tenha direito de ter conhecimento sobre assuntos relacionados aos seus funcionários, não poderia ter cometido o excesso de levar esse “direito de conhecimento” para o âmbito pessoal e intimo, ao qual todos os cidadãos tem direito, amparados pelo Lei maior de nossa nação, a Constituição Federal.

Diante de tal atitude, equivocada e altamente prejudicial aos direitos fundamentais da pessoa, o banco HSBC cometeu um ato inaceitável para uma empresa de seu porte e importância na sociedade mundial, o que é também potencialmente prejudicial para sua imagem como instituição que precisa da credibilidade da sociedade, pois como confiar valores e aplicações a uma instituição que não respeita os direitos fundamentais de privacidade e intimidade de seus funcionários.

Muito embora seja cediço que muitas pessoas usem de “má fé” ao alegarem problemas de saúde com o objetivo de permanecerem afastados de suas atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com