TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Empresarial E ética Profissional

Trabalho Universitário: Responsabilidade Empresarial E ética Profissional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 2

O que significa responsabilidade empresarial e qual a sua relação com o conceito de ética empresarial?

Responsabilidade empresarial inclui uma gestão responsável, atividades monitoradas, atenção aos interesses de todos, transparência, coletividade e responsabilidade.

“A ética empresarial pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, consequentemente, seus bons resultados.”

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica_empresarial

Responsabilidade Empresarial está relacionada à postura ética das empresas frente a todos os colaboradores, clientes, público, concorrentes, enfim, a toda a sociedade. A ética empresarial é norteada por princípios jurídicos, e boa convivência, de natureza social, em conformidade com os valores da organização, que dizem respeito à responsabilidade individual de seus integrantes e aos valores sociais à cultura em que a empresa está inserida.

Antes de praticar algo, que pode afetar terceiros, é necessário determinadas perguntas, como: É Verdadeiro? É Justo? É Moral? É Honesto? É Legal? Se não passar por todas essas perguntas, é aconselhável descartar essa alternativa.

Uma decisão deve estar fundamentada na verdade, justiça, moral, honestidade e legalidade, sejam na empresa ou em qualquer outro ambiente.

REFERÊNCIAS:

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica_empresarial

http://www.joaomattar.com/%C3%89TICA,%20%C3%89TICA%20EMPRESARIAL%20E%20RESPONSABILIDADE%20SOCIAL%20REFLEXOES%20E%20RECOMENDAC

http://era.org.br/entrevista/palavra-de-gestor-1-sobre-etica-empresarial/

http://pt.slideshare.net/KarinaRocha1/tica-empresarial-8501790

http://www.significados.com.br/etica-empresarial/

https://www.youtube.com/watch?v=Z8WtNbrq0EY

É possível que o código de ética auxilie na obtenção de lucro pela empresa?

O Código de Ética consiste na busca de um interesse comum, e não apenas individual, ou seja, estimula os funcionários a agirem de maneira honesta, correta e coletiva. Dessa forma, os mesmos reconhecem que estão cumprindo seu dever e deixando uma boa marca na empresa, tornando o ambiente agradável e sentindo-se motivados e satisfeitos.

Uma empresa ética agrega valor aos produtos e/ou serviços oferecidos, pois os procedimentos éticos motivam os funcionários, que consequentemente, produziram mais; torna-se diferenciada aos olhos dos clientes e facilitam e solidificam os laços de parcerias empresariais, alcançando assim, a excelência e sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com