TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

Ensaios: EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 4

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

cap. 2 – Antecedentes históricos da administração: preparando as condições para a moderna empresa

As influências sobre a Administração

O ato de administrar, como qualquer outra ação humana, é produto das influências que recebe do meio onde acontece.

Ao longo da evolução histórica, a administração não teve comportamento diferente: mesmo antes de ser estudada como uma ciência, a sua prática sempre foi resultado de como a humanidade percebeu mundo ao seu redor e de como aplicou essa percepção.

CHIAVENATO cita que a administração recebeu influências dos filósofos, da organização eclesiástica, da organização militar, da Revolução Industrial, dos economistas liberais e dos pioneiros e empreendedores.

A influência dos filósofos

Nomes que de algum modo mencionaram ou estudaram a administração e organizações: Sócrates, Platão, Aristóteles, Francis Bacon, René Descartes, Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau, Karl Marx e Friedrich Engels.

A administração recebeu duas profundas e marcantes influências.

Uma delas veio da física tradicional de Isaac Newton: a tendência à exatidão e ao determinismo matemático.

A outra veio de René Descartes e seu método cartesiano: a tendência à análise e divisão do trabalho, baseado nos seguintes princípios:

princípio da dúvida sistemática ou da evidência

principio da análise ou de decomposição

princípio da síntese ou da composição

princípio da enumeração ou da verificação.

Essas duas influências, de Newton e de Descartes, definiram os rumos da administração até a década de 1990.

A influência da Igreja Católica

Dois foram os aspectos marcantes dessa influência:

a unidade de propósitos e princípios, fundamentais tanto na organização religiosa quanto na militar e,

a estrutura da organização religiosa, onde uma só pessoa - o Papa - pode operar e comandar uma organização de porte mundial.

A influência da organização militar

Poderosa influência, originada de coisas como o desenvolvimento da organização linear, de táticas e manobras, de estratégias, da criação dos conceitos de staff como assessoria à centralização do comando e de linha, cuidando da execução descentralizada.

Além disso, o princípio de direção, que preceitua que todo soldado deve saber perfeitamente o que se espera dele e o que ele deve fazer, assim como os princípios da disciplina e do planejamento.

A influência da Revolução Industrial

Marcante e avassaladora, a Revolução Industrial transformou totalmente a face do planeta. a Administração não poderia escapar dessa influência.

A primeira Revolução Industrial ocorreu de 1780 a 1860, com base na revolução do ferro e do carvão. Caracterizou-se por meio das seguintes quatro fases: 1) Mecanização da indústria e da agricultura; 2) aplicação da força motriz à indústria; 3) desenvolvimento do sistema fabril e 4) espetacular aceleração dos transportes e das comunicações.

Em seguida, de 1860 a 1914, ocorre a segunda Revolução Industrial, baseada no aço e na eletricidade. Para CHIAVENATO “A organização e a empresa moderna nasceram com a Revolução Industrial graças a vários fatores, como: 1) a ruptura das estruturas corporativas da Idade Média; 2) o avanço tecnológico e a aplicação dos processos científicos à produção, a descoberta de novas formas de energia e a enorme ampliação de mercados, e 3) a substituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com