TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO E CONTEXTO EAD

Resenha: EVOLUÇÃO E CONTEXTO EAD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Resenha  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

EVOLUÇÃO E CONTEXTO DO EaD

No século XVIII, uma instituição de Boston nos Estados Unidos, dava sinais de utilização da Educação a Distância, o que nos permite estabelecer uma cronologia da evolução desta forma de ensino pelo mundo.

Foi na Europa, (Suécia, Reino Unido e Espanha), no século XIX, que as experiências com EaD apresentaram maior concentração. No século XX, países como Austrália, Alemanha, Noruega, Canadá, França e África do Sul também começaram a ter suas primeiras experiências com EaD.

Um importante acontecimento na evolução do EaD, foi a abertura da BRITISH OPEN UNIVERSITY na Inglaterra em 1969, pioneira no que hoje entendemos por ensino superior a distância, trazendo inovações na comunicação entre professores e alunos, e facilitando o envio e a recepção dos materiais educativos.

No século XX foi quando o Brasil iníciou prática do EaD, tendo como foco a formação de trabalhadores para a ocupação industrial e através de meios radiofônicos, trabalhadores do meio rural sem que eles se deslocassem para os centros urbanos. Com a implantação da televisão, as ideias relacionadas a esta forma de educar passou a ter um maior desenvolvimento, surgindo assim nos anos 60 as televisões educativas.Em 1973 é criado o Projeto Minerva, que disponibilizava cursos para pessoas com baixo poder aquisitivo e o Sistema Avançado de Comunicação Interdisciplinares (SACI) que chegou a atender 16.000 alunos entre os anos de 1973 e 1974.

Surgiu em 1978 o telecurso 2° grau com a intenção de preparar alunos para exames supletivos de 2° grau. No ano seguinte, a Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa, utilizou programas de televisão no projeto MOBRAL e implementou a Pós-Graduação Experimental a Distância.

Nos anos 90 foi criada a Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC), e o Canal Futura, sendo este uma iniciativa de empresas privadas para programas exclusivamente educativos.

Aos poucos a educação a distância vai ganhando respeito e perdendo o estigma de ensino de pouca qualidade, deixando o preconceito para trás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com