TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel Do Psicologo No Contexto Escolar

Pesquisas Acadêmicas: Papel Do Psicologo No Contexto Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2012  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  1.537 Visualizações

Página 1 de 3

O psicólogo no campo da educação, tem como compromisso, o desafio de enfrentar uma educação com relevante vulnerabilidade democrática, e social. Tem em vista a contribuição para uma prática um tanto quanto psicológica diante da queixa educacional. Levando em consideração as políticas publicas educacionais tradicionais e os resultados no cotidiano da escola.

Existem problemas emergentes que custam a progredir, o investimento somado ao atual método de ensino aprendizagem proposto pelas políticas publicas, não vem acelerando o processo de alfabetização de jovens e adultos, e poucas são as creches para tantas crianças que acabam não freqüentando este tipo de serviço. As desigualdades regionais e sociais ainda são uma realidade e ainda existem defasagens com relação à serie e idade. Entretanto esta seria uma pequena parcela da quantidade de problemas que precisam de atenção da psicologia.

Logo a Psicologia Escolar passou a ser questionada quanto as suas finalidades e sua base epistemológica. Teóricos apontam falhas e dentre elas uma em específica: a metodologia empregada atualmente centra a causa dos problemas na escola na pessoa do aluno, e este vem sendo o objeto de trabalho dos profissionais. Conclui-se que a atuação do psicólogo na educação tem o papel de apontar para melhorias no sistema escolar, e não como manutenção do sistema atual.

Na historia da Psicologia Escolar é marcada então a preocupação com relação ao seu papel social, em função de serem oriundas das classes de renda baixa a grande massa de sintomas no sistema educacional. Qual a função do psicólogo, sua posição profissional e a posição da ciência frente as multifaces de rentabilidade na nossa sociedade.

E mais do que uma mobilização em parte teórica e de essência da Psicologia Escolar, se faz necessária a elaboração de um método para compreensão de uma escola como por exemplo: como estudar as relações institucionais, pedagógicas e interpessoais sem perder o fundo teórico da Psicologia Escolar e como usar o conhecimento da psicologia para instruir as instituições, corpo docente e alunos para uma condição emancipatória ou de independência.

A escola é em si uma instituição que produz e é produto da relação entre sociedade e sua história, logo se faz necessário esmiuçar toda a complexidade que envolve uma escola, afim de construir procedimentos, maneiras e ferramentas que facilitem lidar com um contexto que todos um dia já pertenceram e que ao mesmo tempo se faz estranho, a escola. É necessário construir um método que valorize a opinião daqueles que estão em contato continuo com a prática, e que com frequencia são silenciados, é de senso geral que se perde muito com isso.

Alguns princípios norteadores se fazem presentes com as políticas publicas, as quais possuem o papel de gerir, entretanto muitas decisões não são explicadas à comunidade escolar, alunos, pais e professores. As decisões tomadas pelas políticas publicas produzem uma serie de valores, diretrizes que constituem as relações da escola e da sociedade envolvida. No seu discurso, é mostrado um método de atuação que visa a autonomia do aprendiz, a socialização e a necessidade de cumprir as expectativas curriculares em determinado espaço de tempo.

Professores e gestores apontam problemas no sistema das políticas publicas atuais, dentre eles: a manutenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com