TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Musicalização No Contexto Escolar

Trabalho Escolar: A Musicalização No Contexto Escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/12/2012  •  1.584 Palavras (7 Páginas)  •  1.287 Visualizações

Página 1 de 7

ALLEANDER PIMENTEL

ELLEN PAULA

LUCIENE NEGRINI

A LINGUAGEM MUSICAL NO PROCESSO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CUIABÁ

MARÇO DE 2012

ALLEANDER PIMENTEL DE BARROS

ELLEN PAULA

LUCIENE NEGRINI

A LINGUAGEM MUSICAL NO PROCESSO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho acadêmico apresentado na disciplina de “Pesquisa na Educação”, do curso de Pedagogia 1º ano da UFMT.

Professor: Manoel Motta

CUIABÁ

MARÇO DE 2012

Conteúdo

1. JUSTIFICATIVA 4

1.1 MUSICA NO CONTEXTO ESCOLAR 4

1.2. A LINGUAGEM MUSICAL E O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR 5

OBJETO 7

OBJETIVO GERAL 7

OBJETIVOS ESPECIFICOS 7

HIPOTESE 7

QUADRO TEORICO 7

PROCEDIMENTOS 8

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 8

1. JUSTIFICATIVA

Escolhemos esse objeto: “Música na educação básica” porque a música é uma linguagem presente no cotidiano de modo intenso. Chega-nos, seja através do rádio, da TV, em gravações ou por meio de brincadeiras e manifestações espontâneas. E no contexto escolar infantil, as crianças tomam conhecimento dessas músicas e aprendem com estas, pela intervenção do professor, familiares e nas situações de convívio social.

Na educação básica a linguagem musical, tendo estrutura e características próprias, deve ser explorada quanto a sua: produção, apreciação e reflexão.

A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Na educação básica os fatos musicais devem induzir ações, comportamentos motores e gestuais (ritmos marcados caminhando, batidos com as mão, e até mesmo falados).

A música é um meio de expressão de idéias e sentimentos, mas também uma forma de linguagem muito apreciada pelas pessoas (crianças, jovens e adultos).

Quando estão cantando, as crianças trabalham sua concentração, memorização, consciência corporal e coordenação motora, principalmente porque, juntamente com o cantar, ocorre com freqüência o desejo para mexer o corpo acompanhando o ritmo e criando novas formas de dança e expressão corporal.

A música vai além daquilo que ouvimos. Quando inserida na rotina das crianças, as músicas contribuem para o desenvolvimento neurológico, afetivo e motor da criança.

1.1 MUSICA NO CONTEXTO ESCOLAR

Esse projeto tem como objetivo mostrar a importância da música na formação e no processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar. E do papel do professor a inserção da música em sala de aula, procurando de forma não tratar somente dos procedimentos, mas de outros elementos diretamente a ele vinculados e necessários para a compreensão do tema.

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas par a o pensamento filosófico. Trabalhar com a música no contexto escolar significa ampliar a variedade de linguagens e permitir a descoberta de novos caminhos de aprendizagem, é antes de tudo é trabalhar com a sensibilidade humana, de uma forma prazerosa e saudável para a criança.

O trabalho com a música nas escolas já vem sendo desenvolvido há muito tempo, com a missão de auxiliar na aprendizagem das crianças e de poder aprender a sentir, a expressar e a pensar.

Por isso, pesquisadores da teoria das inteligências múltiplas, afirmam que a habilidade musical é tão importante quanto à logicamatemática e a lingüística por auxiliar outros tipos de raciocínio. Pesquisas na área de neurociências comprovam que a memória, a imaginação e a comunicação verbal e corporal ficam mais aguçadas nas pessoas que escuta, estuda e pratica a música. Por isso, que o ensino da música tem como objetivo: propor a reflexão, fazer reflexão sobre a importância da música na educação infantil para a formação dos futuros cidadãos.

A valorização do contato da criança com a música já era existente há tempos, Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente que qualquer outro”.

Hoje é perfeitamente compreensível e principalmente educador, buscando inserir a música no seu planejamento, bem como criar estratégias voltadas para essa área, incentivando a criança a estudar música, seja através do canto ou da prática com um instrumento musical, isso desde a educação infantil.

1.2. A LINGUAGEM MUSICAL E O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

As atividades musicais oferecem inúmeras oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura. O ritmo tem um papel importante na formação e equilíbrio do sistema nervoso. Isto porque toda a expressão musical ativa age sobre a mente, favorecendo a descarga emocional, a reação motora e aliviando as tensões. Qualquer movimento adaptado a um ritmo á resultado de um conjunto de completo de atividades coordenadas. Por isso, atividades como cantar fazendo gestos, bater palmas, bater os pés, são experiências importantes para a criança, pois elas permitem que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes também para o processo de aquisição da leitura a da escrita.

As atividades musicais coletivas favorecem o desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, a participação e a cooperação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com