TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXEMPLO DE APOIO AO TEXTO

Projeto de pesquisa: EXEMPLO DE APOIO AO TEXTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.363 Palavras (10 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 EXEMPLO DE ELEMENTO DE APOIO AO TEXTO................................................7

3.1 EXEMPLO DE FIGURA ........................................................................................7

3.2 EXEMPLO DE QUADRO.......................................................................................8

4CONCLUSÃO ...........................................................................................................9

REFERENCIAS .........................................................................................................10

APÊNDICES ..............................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresenta-se o cenário da flexibilidade do horário de trabalho do trabalhador e a exigência do mundo globalizado. Diante da escassez de estudos no contexto brasileiro sobre a temática proposta, as informações apresentadas foram obtidas por meio de revisão bibliográfica. Estará apontando neste trabalho como a forma de flexibilidade colabora com a ruptura da hierarquia nas organizações, a possibilidade de envolvimento dos funcionários, permite a estes usarem melhor seus conhecimentos, tomarem decisões, inovarem e maximizarem seus esforços, para resultar em um aumento de produtividade.

O presente estudo é resultado da busca por um conhecimento mais aprofundado acerca do instituto do tempo de trabalho. Através desta pesquisa foi possível obter a exata compreensão da relevância da temática e sua importância para o desenvolvimento da sociedade.

A análise do tempo de trabalho e mais especificamente da duração do trabalho também nos permite definir a quantidade de tempo que o trabalho consome das vidas das pessoas e estabelecer a relação direta deste com a qualidade de vida do trabalhador.

O horário de trabalho possibilita as mais diversas formas de maleabilizarão, sendo que neste estudo será dada atenção especial às seguintes modalidades flexibilizatórias do tempo de trabalho: a redução de jornada e o horário de trabalho flexível.

Cabe salientar que diversos fatores, como a crise econômica e as inovações tecnológicas, fizeram possível a existência de novas formas de organização do trabalho e mais especificamente do tempo de trabalho.

A flexibilização do tempo de trabalho é uma decorrência das mudanças políticas, econômicas, culturais e tecnológicas em curso, envolvendo trabalhadores, empresários, governantes, dirigentes de organizações sindicais e populares. Pode-se dizer que se trata de uma tendência natural das relações de trabalho diante das mudanças socioeconômicas e das novas formas de manifestação do capital.

Há algumas décadas falar em flexibilização do tempo de trabalho poderia passar a idéia de utopia. Hoje essa sistemática é uma realidade, que contribui significativamente para definir os novos rumos da sociedade contemporânea, vista como reordenadora das relações de trabalho.

O presente estudo busca fazer uma análise do instituto do tempo de trabalho, mais especificamente dos reflexos oriundos da duração da jornada de trabalho na vida do trabalhador, destacando-se a sua relevância no cumprimento da função social do contrato de trabalho. A pesquisa inicia com uma abordagem histórica, onde são identificados os principais fatos e situações do passado que contribuíram na formação do conceito de tempo de trabalho e na sua reestruturação ao longo dos anos, ficando evidenciada a sua importância na formação da sociedade capitalista brasileira.

2 DESENVOLVIMENTO

O horário flexível contribui com a melhor produção do trabalhador, os estudos apontam que o horário flexível de trabalho permite que o empregado produza mais e com melhor qualidade. O sentimento de depressão é drasticamente diminuído e, além disso, o trabalhador pode escolher qual o melhor horário de seu dia para executar suas tarefas.

Para o diretor da TRABALHANDO.COM, Renato Grinberg, quando a empresa dá mais liberdade ao funcionário ela mostra que confia e acredita na capacidade dele. Isso faz com que o profissional se sinta mais confiante e assim, o faz tomar mais iniciativas e dedicar-se mais a empresa.

E responde ainda como podemos lidar com os horários flexíveis; A flexibilidade no horário de trabalho é muito vantajosa, desde que o trabalhador saiba como lidar com ela.

Há pessoas que produzem mais a noite, ou na parte da manhã, etc. Também é possível escolher os horários necessários para uma consulta medica, por exemplo, ou praticar uma atividade física. Com isso a saúde do trabalhador é preservada. Sem dúvida as vantagens são inúmeras. Contudo, há desvantagens, também. Se a pessoa não souber administrar seu próprio tempo, sua produção, ao contrário de tudo o que foi dito, pode piorar.

Como produzir mais trabalhando em casa? Sim o caso de pessoas que trabalham em casa é ainda mais delicado, tem suas vantagens de não estar tão preso a horários fixos. No entanto, se a rotina não tiver mínimas regras, as tarefas poderão não ser entregues, em tempo hábil. Quando se percebe está trabalhando por um período muito mais extenso. Isso acontece devido as distrações e a falta de controle do tempo. A melhor coisa a se fazer é estabelecer horários.

Saber lidar com a flexibilidade do horário de trabalho é algo que demonstra profissionalismo e contribui com o bem estar do trabalhado. O prazer de trabalhar em casa é muito grande; contudo, se o tempo não for bem administrado, a tarefa pode se tornar uma prisão domiciliar.

Há várias modalidades de horários flexíveis;

Horário fixo variável, no qual se permite que o empregado escolha um entre diversos horários alternativos proposto pelo empregador, devendo cumpri-lo, rigidamente;

Horário variável, no qual o trabalhador é totalmente livre para escolher a jornada, mas deve ater-se rigidamente aquela que escolheu. Conforme alguns autores como Pedro Lobato, dentre as vantagens e desvantagens da implantação do horário flexível para as empresas, podemos citar o aumento da produtividade individual, a redução do número de faltas e atrasos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com