TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXPANSÃO E COOPERAÇÃO EUROPEIA

Relatório de pesquisa: EXPANSÃO E COOPERAÇÃO EUROPEIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

UNIÃO EUROPÉIA EXPANSÃO E RETRAÇÃO

A presente pesquisa objetiva a análise, quanto a questão da atual retração da UE e justifica-se o tema por ser atual e relevante.

A partir de 1945, a bipolaridade da Guerra Fria, comandada pelos EUA e pela União Soviética, desloca o centro de poder da Europa Ocidental. Tais iniciativas configuram, no entanto, apenas cooperação intergovernamental europeia, ainda alheia à formação de uma comunidade supranacional. O Plano Schuman consistiu no passo crucial na integração europeia. A Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) foi criada pelo Tratado de Paris, em 18 de abril de 1951, sob os cuidados de seis países: Alemanha, França, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo. Será independente dos governos pois ao receber prerrogativas, tornou-se capaz de impor suas decisões e vontade aos Estados.

O Tratado de Maastricht (1992), que substituiu os textos constitutivos do processo europeu de integração, criou a União Europeia, a qual estabelece três pilares: Comunidades, Políticas Externas de Seguranças, e Cooperação policial e judiciária em matéria penal (CPJP). A União Europeia é uma união econômica e monetária, que hodiernamente conta com 28 países membros.

Contudo a retração da União Europeia foi marcada pela crise econômica em 2011, tendo como causa a falta de coordenação política das nações do bloco e elevado endividamento de países como a Grécia, Portugal, a Itália e a Irlanda. Provocando baixo crescimento econômico, saída de capitais, redução de créditos, aumento na taxa de desemprego, descontentamento popular. Através da situação vivida a União Europeia, assume várias medidas como: lança neste mesmo ano de 2011 um pacote econômico para tentar conter a crise, recebe maior participação do Banco Central Europeu e também do FMI, ajuda financeira aos países membros mais endividados. Entretanto, em 2012 foi criado o Pacto Fiscal na UE, com o intuito de buscar o equilíbrio das contas públicas, mas o Reino Unido não aceitou o Pacto, provocando com isso uma crise política. Já em 2013 o PIB apresentou retração, depois apresentou recuperação e em seguida começou o crescimento econômico. No entanto em 2014 a União Europeia, passou a ter autos níveis de desemprego, países membros como a França e a Itália estão em ressecção e há conflito na Ucrânia. Sendo que banco central

busca através de medidas conter a recessão até mesmo porque a moeda europeia não está tendo crescimento.

Enfim a União Europeia foi criada há mais de 50 anos, teve grande expansão mais hoje encontra-se em dificuldade, sobretudo pelas diferentes realidades econômicas e sociais de alguns países integrantes do bloco, e também pelo enfraquecimento do euro.

Palavras-chaves: União Europeia, Expansão e Retração.

REFERÊNCIAS

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Portela, Paulo Henrique Gonçalves.Direito Internacional Público e Privado - 5ª Ed. Jus Podivm, 2013.

SILVA, Roberto Luiz. Direito Internacional Público. 4ª ed. Del Rey, 2010.

Távora, Fabiano / Campos, Diego Araujo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com