TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXPERIMENTO QUIMICA

Dissertações: EXPERIMENTO QUIMICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 6

Anhanguera Educacional

Engenharia Mecânica

Experimento de Química

Experimento 1

SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Grupo 9

Nome:

Nome:

Nome:

Nome:

Nome:

Ribeirão Preto, 02 de setembro de 2014

Introdução

Mistura é a união de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. As misturas são classificadas em Heterogêneas (apresentam mais de uma fase) e Homogêneas (apresentam uma única fase). Em geral as misturas não têm propriedades físicas próprias, em lugar disso, as propriedades das misturas são propriedades das substâncias que a compõem. Para se desdobrar uma mistura em seus componentes, é necessário que se tenha um conhecimento prévio dos mesmos, para que se possa utilizar o processo mais adequado, já que os processos dependem das propriedades físicas das substâncias que formam a mistura.

Em uma separação, podemos usar os seguintes processos:

Filtração simples: é um processo para separar sólidos de líquidos. No caso da filtração, o sólido é separado por meio de papéis de filtro apoiado sobre um funil que o sustenta e permite o escoamento do líquido.

Filtração a vácuo: é uma forma mais rápida de efetuar uma filtração. Como na filtração tradicional, na filtração a vácuo uma mistura de componentes líquidos e sólidos é separada ao atravessar um material que retém a fase sólida. Na filtração a vácuo, utilizamos um funil diferente, denominado funil de büchner. Este funil é conectado a um equipamento de vidro denominado kitassato, sobre o qual se aplica pressão reduzida. Com a redução da pressão, o líquido da mistura escoa mais rapidamente pelo funil, promovendo uma filtração mais acelerada e mais eficiente para a maioria das filtrações.

Centrifugação: é um processo de separação de misturas utilizado para acelerar a decantação ou sedimentação, onde o corpo mais denso da mistura sólido-líquida deposita-se no fundo do recipiente devido à ação da gravidade. Este processo é ocorrido em um aparelho chamado centrífuga, que gira em alta velocidade, fazendo com que a substância mais densa seja “forçada” a sedimentar (decantar) devido à ação da força centrífuga.

Decantação (Funil): neste processo devem ser usadas apenas misturas heterogêneas de líquido-líquido, pois, este processo baseia-se em diferenças de densidade e solubilidade. Durante o escoamento do líquido do funil de decantação a torneira deve ser controlada com a mão esquerda para que se possa controlar o fluxo do escoamento com maior facilidade e, é válido lembrar também que a solução deve ser escoada até a interface que separa o líquido mais denso do menos denso, chegue próximo à torneira.

Catação: é o tipo de separação de misturas do tipo "sólido-sólido", onde as substâncias são separadas manualmente, com uma pinça, colher, ou outro objeto auxiliador.

Separação magnética: é, basicamente, um método baseado na utilização da força de atração que um ímã exerce sobre certos metais (principalmente materiais ferrosos), a fim de separá-los dos demais.

Flotação: é um processo de separação de misturas sólidas que funciona da seguinte maneira: coloque a mistura dentro de um recipiente e adiciona-se a ela um líquido de densidade intermediária e que não dissolve nenhum dos componentes, após este processo o menos denso irá flutuar e o mais denso ficará no fundo do recipiente.

Destilação simples: é um processo que permite separar um líquido de um sólido ou de outro líquido, desde que a diferença na temperatura de ebulição dos componentes seja maior do que 80 oC. Na destilação simples, o componente líquido contido no recipiente entra em ebulição ao sofrer aquecimento (quando se tratar de solução de sólido com líquido) e acaba passando para o condensador. Uma vez nesse recipiente, ele entra em contato com a superfície fria da câmara do instrumento e retorna ao estado líquido, passando, assim, para outro recipiente, na extremidade do condensador. Ao final, o sólido (ou líquido de TE alta) e o líquido ficam separados, em recipientes diferentes.

Objetivo

Separar as misturas (areia, ferro, cloreto de sódio e dicromato de potássio), verificar a solubilidade das substâncias, identificar as fases das substâncias e testar as técnicas de separação.

1 - Materiais e Métodos

Materiais:

Mistura contendo areia lavada (≈ 10g);

Limalha de ferro (≈ 10g);

Cloreto de sódio (5 g);

Dicromato de potássio (15 g);

Tripé;

Tela de amianto;

Bico de Bunsen;

1 béquer de 100 ml;

1 béquer de 50 ml

1 funil;

Garras;

Suporte Universal;

Luvas;

1 folha de papel de filtro;

1 bastão de vidro (bagueta);

Imã;

Gelo

Métodos:

Primeiro Passo:

Pegou-se o béquer de 100 ml contendo a mistura de 4 componentes (5 g de NaCl; 15 g de k2Cr2O7; 10 g de areia lavada; 10 g de limalha de ferro), acrescentou-se 40 ml de água destilada a essas misturas.

Segundo passo:

Colocou-se 50 ml de água destilada num béquer de 50 ml.

Terceiro passo:

Colocaram-se os dois béquer sobre o bico de Bunsen, a fim de aquecer as misturas até a quase ebulição.

Quarto passo:

Mexeu-se a mistura com o auxílio de uma bagueta, até dissolver o cloreto de sódio e dicromato de potássio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com