TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXTRACÇÃO COM UM SOLVENTE QUÍMICAMENTE ATIVO

Projeto de pesquisa: EXTRACÇÃO COM UM SOLVENTE QUÍMICAMENTE ATIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Extração é o processo de separação do componente sólido ou líquido de uma mistura, utilizando um solvente.

A extração fundamenta-se no fato de que as substâncias orgânicas são, em geral, solúveis em solventes orgânicos e muito pouco solúveis em água.

Ao adicionar um solvente a uma mistura aquosa contendo a substância a ser extraída, formam-se 2 fases. Após agitação, a maior parte da substância a extrair passa da fase aquosa para a fase orgânica. Em seguida é feita a separação das fases e o solvente da fase orgânica é separado da substância a ser extraída por destilação.

Numa extração, as substâncias solúveis em água (sais de ácidos minerais, bases alcalinas, alguns sair orgânicos, metanol e etanol, ácido acético etc) permanecem na fase aquosa; apenas as substâncias orgânicas pouco solúveis em água passam para a fase orgânica.

O processo da extração é governado pela Lei da Distribuição ou Lei da Partição, a qual estabelece que se uma substância for adicionada a uma mistura de dois líquidos não micíveia ou ligeiramente miscíveis, ela se distribui entre as camadas de modo que a razão de sua concentração no outro solvente permanece constante a uma determinada temperatura. t

Coeficiente de Partição (P) = CO/CA

EXTRAÇÃO POR SOLVENTE QUIMICAMENTE ATIVO

SEPARAÇÃO DA MISTURA APC

Neste tipo de extração são utilizadas substâncias que reagem quimicamente com a substância a ser extraída. Esta técnica é muito utilizada para extração de substâncias em misturas ou na remoção de impurezas.

O processo consiste, basicamente, em transformar substâncias ácidas ou básicas em seus respectivos sais e extraí-los na fase aquosa. Posteriormente é recuperado por deslocamento de equilíbrio e extração com solvente orgânico.

Assim, para extrair uma substância ácida, utiliza-se uma substância básica. Para extrair uma substância básica utiliza-se uma solução ácida. Após a realização da separação das fases orgânica e aquosa adiciona-se um reagente com igual caráter da substância original, ou seja, se a substância era ácida, adiciona-se um ácido; se era básica, adiciona-se uma base.

Ácido acetil salicílico Cafeína Fenacetina

DESENVOLVIMENTO DA TÉCNICA

Materiais-Métodos-Resultados

Inicialmente pesamos e dissolvemos a mistura APC (aspirina, fenacetina e cafeína) em 25ml de clorofórmio e transferimos a solução para um funil de separação.

EXTRAÇÃO DA SUBSTÂNCIA BÁSICA (CAFEÍNA)

Adicionamos 20 ml de solução de HCL 4M, agitamos bem e deixamos em repouso para separar as fases. Depois de separadas as fazes, obtemos duas fases, a fase aquosa e a fase orgânica (clorofórmio) composta por aspirina e a fenacetina, fase essa que será usada posteriormente. (reservamos)

Depois adicionamos 7g de NaHCO3 na fase aquosa para neutralizar o HCL e transformar o sal de cafeína

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com