TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eco Reciclagem

Monografias: Eco Reciclagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.986 Palavras (8 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 8

Reciclagem de lixo

Oferecer um serviço de coleta seletiva gratuito para população com o intuito de preservação do meio ambiente e conscientização da população.

A implantação de sistemas para a coleta seletiva de lixo é uma das soluções para a administração do problema da destinação dos resíduos sólidos urbanos, o lixo gerado diariamente nas cidades. A coleta seletiva possibilita a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários ou usinas de tratamento de lixo orgânico, o desenvolvimento das indústrias de reciclagem, a diminuição da extração de recursos naturais, a redução do consumo de energia e da poluição, e ainda contribui para a limpeza da cidade, para a conscientização dos cidadãos a respeito do tema e gera empregos.

Como implantar a coleta seletiva?

Inicialmente é necessário a conscientização de todos para a busca de soluções para o grave problema. Na próxima fase, é necessário sinalizar e disponibilizar coletores específicos para cada tipo de material em lugar comum a todos e de fácil acesso. Hoje, além dos coletores é possível disponibilizar sacos de lixos nas cores padrões de cada material. Na última fase é necessário ter um sistema pré-determinado para o recolhimento dos materiais selecionados e que deverão ser encaminhados para as usinas de reciclagens. O recolhimento será feito semanalmente de forma gratuita , o usuário não terá nem que mexer em seu lixo, será direto das lixeiras que já lhe foram oferecidas para o saco da recicladora. Serviço totalmente gratuito. O cliente usuário não vai pagar pela coleta nem pelas lixeiras que serão lhe dadas.

A SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL DO NÃO RECICLÁVEL

No cotidiano de nossas cidades, são produzidas milhares de toneladas de lixo. Há muito tempo este resíduo é um dos grandes problemas que o poder público e a sociedade tem enfrentado, buscando soluções que nem sempre atendem as necessidades. Razão disso a degradação do meio ambiente, tais como as contaminações de nossos rios, a poluição do ar, ruas sujas, proliferação de insetos, ratos, etc, causando doenças. A solução mais eficiente é a separação dos materiais recicláveis para o reaproveitamento, transformando o problema do lixo em solução econômica e social.

Para que isto seja possível é preciso que todos participem colaborando com o programa de Coleta Seletiva. Benefícios da coleta seletiva • Para 75 latas de aço, recicladas, preserva-se uma árvore que seria usada como carvão.

• Para cada tonelada de papel reciclado, evita-se a derrubada de 16 a 30 árvores adultas, em média. • A cada 100 toneladas de plástico reciclado, evita-se a extração de uma tonelada de petróleo e a economia em torno de 90% de energia.

• 10% de vidro reciclado economizam-se 4% de energia e reduz 10% no consumo de água. As vantagens da reciclagem são muitas mas acima de tudo, ela melhora a qualidade de vida,minimiza os efeitos da poluição no planeta, gera empregos e rendas, além de valorizar as empresas ambientalmente corretas.

2. Análise de Mercado

2.1 Identificando as características gerais dos clientes:

- Pessoas físicas; o cliente e usuário têm uma abrangência infinita, pois toda a população gera resíduos recicláveis. Foco em condomínios e residências.

- Pessoas jurídicas; tem como objetivo bancos, escolas e estabelecimentos comerciais.

O serviço oferecido é único no mercado, pois o único serviço de coleta seletivo prestado é oferecido pela Prefeitura e atende menos da metade da população, 43%, o serviço foi implantado a 16 anos, mas a coleta seletiva ainda é uma realidade distante para a maioria . De mais de 450 mil toneladas recolhidos diariamente, apenas 3% são destinados a reciclagem.

3. Plano de Marketing

O foco é na conscientização, que será feita através de panfletos explicativos e cartazes. Mostrando para a população que é ele o principal agente da reciclagem, e que tem o papel principal na luta contra a degradação do meio ambiente e poluição de nossos rios, nascentes...

Atividades contínuas de informação e sensibilização. Retomar os objetivos e divulgar notas em jornais/boletins (internos), palestras, reuniões, gincanas, cartazes, são estratégias que incentivam.

Como colaborar praticando os três Rs.

Reduzir - Evitar a produção de resíduos, com a revisão de seus hábitos de consumo.

Ex: preferir os produtos que tenham refil.

Reutilizar - Reaproveitar o material em outra função. Ex: usar os potes de vidro com tampa para guardar miudezas (botões, pregos, etc.).

Reciclar - Transformar materiais já usados, por meio de processo artesanal ou industrial,em novos produtos. Ex: transformar embalagens PET em tecido de moletom.

Planejamento da coleta seletiva:

1. Conhecendo um pouco o lixo do local

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com