TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecologia chuva ácida

Tese: Ecologia chuva ácida. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Tese  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 6

1. Sabe-se que a "chuva ácida" prejudica tanto os ecossistemas terrestres quanto os aquáticos. Seus efeitos acarretam problemas de desenvolvimento e sobrevivência de muitos animais. Maior controle sobre as indústrias e utilização de equipamento antipoluição representam medidas que podem conduzir à diminuição de ocorrência desse fenômeno.

Assista ao seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Ecovtts49Dw&feature=fvwrel

Descreva, em um texto de aproximadamente 10 linhas, como ocorre esse tipo de precipitação e quais as consequências que a chuva ácida pode trazer. Se preferir, use figuras para melhor explicar o efeito, lembrando, sempre, de citar a fonte utilizada. (3,0 pontos)

R: A sobrecarga de forma exagerada de dióxidos de carbono e enxofre na atmosfera terrestre que reagem com as gotículas de água e pequenas partículas de aerossóis, resultando assim na chuva ácida. .

As conseqüências para o homem em relação a saúde a chuva ácida libera metais tóxicos que estavam no solo, esses metais podem alcançar rios e ao serem utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde, em seu meio de convivência a chuva ácida também ajuda a corroer os materiais usados nas construções como casas, edifícios, etc. No meio ambiente os lagos podem ser os mais prejudicados pois podem ficar totalmente acidificados, as florestas a chuva ácida faz clareiras, matando árvores,e na agricultura afeta as plantações quase do mesmo jeito que as florestas, só que mais rápido.

2. Biomas são grandes ecossistemas constituídos por comunidades que atingiram o estágio climático, caracterizados pelo seu clima, flora e fauna. Uma floresta, por exemplo, constitui um bioma terrestre, assim como um campo ou um deserto. Os lagos e os mares, por outro lado, são exemplos de biomas aquáticos. Estudamos, no material didático, sobre os biomas terrestres nacionais. Agora veremos quantos biomas terrestres existem no mundo. Para isso, faça uma pesquisa na internet citando e explicando cada um dos biomas terrestre existentes no mundo com relação ao tipo de vegetação. Relate sua pesquisa em um texto de, no mínimo, 20 linhas e cite as fontes utilizadas. (4,0 pontos)

R: TUNDRA - Formada há cerca de 10 mil anos, a tundra é o bioma mais jovem da Terra. Suas áreas de ocorrência são as regiões próximas ao oceano Glacial ártico.

A tundra possui ecossistemas cuja composição botânica é influenciada pelas condições de solo e clima. O solo fica congelado a maior parte do ano, a estação mais quente dura mais ou menos 60 dias e a temperatura mais alta não ultrapassa 10 ºC. A tundra, portanto, só cresce nos períodos de degelo.

Suas principais espécies são os musgos e os liquens, plantas rasteiras, pois as árvores não sobrevivem nesse tipo de clima. Esse é o bioma mais frio do mundo e é basicamente um deserto gelado.

TAIGA - A Taiga é também chamada de Floresta Boreal porque ocorre apenas no hemisfério norte. Os invernos são muitos rigorosos, com queda de neve, e os verões são quentes (clima temperado continental). Podemos dizer que a Taiga é uma floresta homogênea, pois é formada quase só por coníferas (abertos e pinheiros), que possuem folhas aciculares, resistentes e perenes.

FLORESTA TEMPERADA - É uma floresta decícula, pois perde suas folhas no inverno. No outono, as folhas mudam de cor, assumindo um tom avermelhado. É o bioma mais devastado do mundo, pois seu solo fértil foi muito aproveitado para a agricultura.

As florestas temperadas não são todas iguais. Podem ser encontradas espécies perenes entre as decíduas, bem como flores e tapetes de musgos e cogumelos. Suas principais espécies são o abeto, a faia e o carvalho. Nas regiões onde o clima é mais chuvoso, aparecem árvores de grande porte, como o eucalipto gigante, na Austrália, e a sequóia, na costa ocidental da América do Norte.

DESERTOS E SEMIDESERTOS - Os desertos têm em comum o fato de receber poucas e irregulares precipitações, apresentar baixíssimas taxas de umidade relativa do ar, céu com poucas nuvens e evaporação alta.

As temperaturas do deserto apresentam grandes amplitudes térmicas, podendo atingir 50ºC durante o dia e cair para -1ºC à noite. Os solos são sempre muito pobres, pedregosos ou arenosos. Nestas áreas encontramos plantas xerófitas e, em algumas regiões com mais umidade, aparecem as “ilhas de vegetação” – os chamados oásis.

Temos tanto desertos quentes como desertos frios. Em ambos, a vegetação é composta de plantas de pequeno porte, muito espalhadas pela extensão arenosa. Os desertos cobrem cerca de 1/5 da superfície terrestre.

SAVANAS - São formações típicas de regiões de clima tropical, com estação chuvosa e outra seca. Localizam-se entre o bioma da floresta tropical e o dos desertos.

A savana apresenta dois “andares” de vegetação tropófila: um mais alto, formado por árvores; e outro mais baixo, composto de gramíneas.

FLORESTA TROPICAL - Esse bioma, é o domínio de elevadas temperaturas e grande quantidade de chuva.

No bioma das florestas tropicais encontramos a maior biodiversidade, ou seja, a variedade de espécies de plantas, animais e microorganismos encontrados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com