TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chuva Ácida

Trabalho Escolar: Chuva Ácida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  750 Visualizações

Mais conhecidos estão a de Arrhenius, a de Bronsted e Lowry e a de Lewis. Quase todos os compostos inorgânicos e parte de compostos orgânicos podem ser classificados como ácidos ou bases. O desequilíbrio acido-básico pode acarretar grandes alterações no meio ambiente, nos animais e nos rios, por exemplo, e até no corpo humano.

No meio ambiente nos temos o exemplo da chuva ácida que é nada mais e nada menos que qualquer chuva que tenha um pH inferior a 4,5 e essa diminuição do pH começou a ocorrer com a queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, e o aumento considerável do acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera sendo nocivo ao homem e a natureza.

A chuva ácida ocorre quando existe na atmosfera um número muito grande de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NO, NO2, N2O5) que, quando em contato com o hidrogênio em forma de vapor, formam ácidos como o ácido nítrico (HNO3), ou o ácido sulfúrico (H2SO4).

As consequências da chuva ácida são várias tanto para o ser humano quanto para o meio ambiente, por exemplo, a chuva ácida libera metais tóxicos que estavam no solo e esses metais podem contaminar os rios e serem inadvertidamente utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde. Também ajuda a corroer alguns dos materiais utilizados nas construções e, além disso, os lagos podem ser os mais prejudicados com o efeito das chuvas ácidas, pois podem ficar totalmente acidificados podendo ocorrer a morte de todos os seres quei vivem.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com