TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Aplicada

Exames: Economia Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2014  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  431 Visualizações

Microeconomia: considera o comportamento dos agentes econômicos definidos de forma especifica, por exemplo um determinado mercado, seus produtores e compradores. Na microeconomia é possível entrevistar os consumidores, traçar seu perfil, verificar como o crédito, por exemplo, os influencia, também é possível caracterizar a atuação das empresas, existência de cartéis, mix de produtos ofertados entre outros.

Enfoque da microeconomia: comportamento dos consumidores

comportamento dos produtores e seus custos

análise da concorrência (ambiente onde os agentes negociam)

Macroeconomia: ocupa-se da economia como um todo, resultante das escolhas de muitos agentes. A inflação, por exemplo, é uma discussão macroeconômica pois não se refere ao preço de nenhum bem específico, mas a um conjunto de preços de bens e serviços. A taxa de crescimento do PIB de um país é um elemento de análise macroeconômica, pois avalia a produção como um todo.

Custo de Oportunidade: o custo de oportunidade pode ser definido como a comparação entre o que se obteve (satisfação ou lucro) e o que se deixou de obter. A melhor opção seguinte determina o custo de oportunidade da decisão tomada.

Lei da Demanda: existe uma relação inversa entre o preço e a quantidade que os demandantes estão dispostos a comprar de um certo bem ou serviço, em outras palavras, se o preço aumentar e nenhuma outra variável se alterar (renda, condições de crédito, qualidade, status atribuído à compra, prços dos bens substitutos e complementares, etc.), a quantidade que os demandantes desejam comprar será menor.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com