TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Aplicada

Trabalho Escolar: Economia Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

a) Macroeconomia: Considerando que a Economia é uma ciência, a Macroeconomia é uma parte desta disciplina que ocupa-se do estudo da situação econômica de uma nação como um todo, contemplando as escolhas de vários agentes e o grau de utilização e expansão de seu potencial econômico. Vale destacar, ainda, que ela lida com os mais variados, cotidianos e desafiantes assuntos como inflação, carga tributária, desemprego, orçamentos, o papel do Governo nesse contexto entre outros.

b) Microeconomia: Se a Economia, como um todo, estudo como os indivíduos e sociedades alocam seus recursos limitados para tentarem satisfazem suas necessidades ilimitadas, a Microeconomia irá fazer a mesma coisa, só que abordando o comportamento de agentes econômicos específicos. Além disso, ela também é conhecida como Teoria dos preços e estudo como as famílias interagem em mercados específicos.

c) Sistema de contas nacionais: É um conjunto de padrão internacionalmente acordado de recomendações sobre como compilar as medidas de atividade econômica, de acordo com convenções contábeis rigorosos com base em princípios econômicos. As recomendações são expressas em termos de um conjunto de conceitos, definições, classificações e regras contabilísticas que compõem a norma acordada internacionalmente para medir itens como produto interno bruto (PIB), que é o indicador mais frequentemente citado de desempenho econômico.

d) Balanço de pagamentos: É uma espécie de plano de contas contábil onde, assim como nas empresas, são realizados os registros de todas as transações econômicas realizadas entre o país e outras nações. Assim, torna-se possível dimensionar o desempenho da economia de uma nação bem como verificar a direção e a velocidade com que os mais diversos setores se movem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com