TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Politica

Exames: Economia Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 3

Bacharelado Serviço Social

Disciplina: Economia Política Turma:

Professora: Marize Souza Carvalho

Alunos (as) ___________________________________________________

Estudo Dirigido

1. Apresente as diferenças entre Economia Política Clássica e a Ciência Econômica da atualidade?

2. Examine as alternativas I, II, III e IV para assinalar a letra correta sobre as contribuições e características daEconomia Politica Crítica:

I. Criação do método materialismo histórico e dialético: método de pesquisa que tem como pressuposto as condições materiais da existência humana engendradas pela história.

II. A primazia do trabalho: o homem faz história transformando dialeticamente a realidade. Este ato transforma a natureza e o próprio homem, fundando o ser social e a sociedade.

III. A realidade social deve serestuda de forma fragmentada, em suas particularidades históricas. Desse modo, poderemos apreender a realidade em toda sua totalidade.

IV. O socialismo científico: proposta radical de emancipação humana, na construção de uma sociedade alternativa ao capitalismo.

a) se todas estão corretas.

b) apenas I, III e IV estão corretas.

c) apenas II e III estão corretas.

d) apenas I e II estão corretas.

e) apenas I, II e IV estão corretas.

3. Assinale nas afirmativas abaixo, a sequencia numérica referente aos autores da Economia Politica Clássica e da Economia Política Critica.

( 1 ) David Ricardo (1772-1823)

( 2 ) Adam Smith (1723-1730)

( 3 ) Karl Marx (1818-1883)

( ) primeiro a elaborar um modelo coerente do sistema capitalista. Opositor dos mercantilistas; Defendia a livre concorrência e a não intervenção do Estado na economia; Suas ideias serviram de base para a Teoria do Valor-Trabalho; Autor de “A Riqueza das Nações.

( ) foi quem primeiro formatou a Teoria do Valor Trabalho de forma coerente. Defendia que embora todas as mercadorias que tinham valor tivessem utilidade, a utilidade não estabeleceria o valor; Tratou dos problemas do comércio internacional e defendeu o livre-cambismo

( ) defensor da Teoria Valor Trabalho, estudou o problema dos detentores dos meios de produção; exploração da mão-de-obra; lucro sobre o trabalhador; mais-valia. Fazia duras críticas ao capitalismo

4. O que distingue os humanos de todos os outros animais é sua capacidade de trabalhar. As abelhas produzem mel e permanecem sempre as mesmas, as formigas vivem sempre da mesma maneira. Os seres humanos, contudo, ao retirarem da natureza o que preci¬sam também se transformam. Justifique as razões deste fato.

Escolha uma das alternativas.

5.A riqueza de toda sociedade é composta pelo acúmulo, ao longo do tempo, daquilo que as gerações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com