TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Politica

Trabalho Escolar: Economia Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  432 Visualizações

ECONOMIA POLÍTICA

1) Por que os problemas econômicos fundamentais originam-se da escassezde recursos de produção?

- Porque em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção sãoescassos; contudo, as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre serenovam.

2) O que é um sistema econômico e como eles podem ser classificados?

- Um sistema econômico pode ser definido como sendo a forma política, social eeconômica pela qual está organizada uma sociedade. È um sistema deorganização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços queas pessoas utilizam buscando uma melhoria no padrão de vida e bem – estar.

Os elementos básicos de um sistema econômico são:

- Estoque de recursos produtivos ou fatores de produção: aqui se incluem osrecursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), o capital, a terra, asreservas naturais e a tecnologia.- Complexo de unidades de produção: constituído pelas empresas.- Conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais: que são abase da organização da sociedade.

Os sistemas econômicos podem ser classificados em:SISTEMA CAPITALISTA OU ECONOMIA DE MERCADO

É aquele regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e apropriedade privada dos fatores de produção. Pelo menos até o inicio do séculoXX, prevalecia nas economias ocidentais o sistema de concorrência pura, ondenão havia a intervenção do Estado na atividade econômica.Principalmente a partir de 1930, passaram a predominar os sistemas de economiamista, onde ainda prevalecem as forças de mercado, mas com a atuação doestado, tanto na alocação e distribuição de recursos como na própria produção debens e serviços, nas áreas de infra - estrutura, energia, saneamento etelecomunicações.

...