TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Pos Guerra

Dissertações: Economia Pos Guerra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 6

ESTUDO DIRIGIDO

1° No modelo tradicional é voltado para fora, a economia brasileira era quase que exclusivamente voltada para exportações, no que restringiam a algumas commodities agrícolas principalmente o café plantando na região sudeste, caracterizando um modelo agroexportador. Deixando o país dependente do mercado externo mundial. No modelo de substituição das importações é um modelo de planejamento da industrialização tardia com características meramente capitalista, que foi implantado em muitos países da América Latina. É valido ressaltar que, em cada país tem seu modelo que apresenta particularidades internas, referentes aos diferentes contextos político-sociais. Sua principal idéia é "Produzir internamente tudo aquilo que antes era importado ou aquilo que iríamos importar".

Pode-se fazer uma analise da tabela de acordo com o que foi lido, o Brasil em 1949 importava grande parte dos seus produtos tanto de consumo como de bens intermediários. Inicia-se, assim, o processo de substituição de importações, que é feito por fases, a saber: bens de consumo não duráveis, bens de consumos duráveis, bens intermediários e bens de capital. Assim podemos analisar que aumentamos a produção têxtil em quase cinco vezes a de vestuários e calçados em seis vezes e o mais importante quase que deixamos de importar esses mesmos bens. A produção interna aumentou mais que a importações, mas o país não deixou de importar, importou menos.

A prolongação da crise dos anos trinta, que segundo Tavares (1975) pode ser encarada como ponto critico do fim do modelo agroexportador, por que as elevadas quedas na exportações acarretaram na mudança da política então vigente por uma voltada para o mercado interno fazendo com que os produtos que antigamente eram importados agora fossem produzidos internamente iniciando o processo de industrialização brasileiro.

4° )

a) V Houve apenas uma redução do valor agregado, pois o que antes era importado agora é produzido internamente.

b) V - Com o aumento da produção interna, continua-se a importar, mesmo que seja em poucas quantidades ou em outros setores.

c) F – Ele é dependente, pois nem tudo é produzido internamente.

d) V – Isso ocorre porque qualquer alteração no mercado, afeta o PSI e as relações.

e) F – Isso porque faz com que o preço dos produtos importados ficasse mais caro que os nacionais o que estimula o PSI.

A forma de estrangulamento tem relação com as contrações do mercado internacional pelas quais passam os produtos primários. A segunda por sua vez esta associada às tendências de longo prazo das exportações. Os estrangulamentos internos na visão deste autor se refere à falta de alguns componentes na cadeia produtiva das indústrias. Já no estrangulamento externo se refere à dificuldade da aceleração industrial em conseguir se manter constante um nível de crescimento elevado.

a) Foram três fatores que como resultado teve o aumento da inflação, a falta de bens de consumo no mercado mundial devido a Segunda Guerra Mundial, os crescentes gastos públicos, devido ao aumento dos investimentos em obras como a CHESF a Usina e Volta Redonda, e esses investimentos também fizeram com que o Estado passasse produzir mais papel-moeda e a atividade sindical elevando os valores dos salários.

b) As medidas antiflacionárias foi o semi-congelamento dos salários fazendo com que diminuísse o poder de compra das pessoas, deixaram as taxas de câmbio livres para que assim baixassem os preços dos produtos industrializado internos, a adoção do sistema de contingenciamento das importações fazendo controles cambiais através da manipulação dos preços relativos.

Nós pós-guerra, o Brasil estava acumulando saldos em moedas fracas e acumulando déficits em moedas fortes. Para evitar as crises externas o Brasil fechou suas barreiras com os controles cambiais e de importações.

Diante de uma crise o governo decidiu adotar medidas para proteger o sistema de proteção a indústria nacional, que reduziu as importações, assegurando o desenvolvimento do país.

- Desvalorização cambial: o governo desvalorizou o cambio aumentar os preços dos produtos importados, frente aos nacionais constituindo uma proteção aos produtores nacionais.

- Controle cambial: controla o acesso de divisas à moeda estrangeira, estabelecendo assim uma licença para importar.

- Taxas múltiplas de câmbio: é um sistema com vários mercados de câmbio, dando toda a liberdade ao governo para decidir em qual o mercado deve atuar, sendo a mola mestre desse sistema o excesso ou a falta de dólares.

- Elevação das tarifas aduaneiras: é um modelo que invés de controlar o câmbio, simplesmente se elevam as tarifas de importação.

- houve uma forte desvalorização da taxa nominal)

(A)V. Para confirmar isso em 1953 foi criada a Petrobrás, que era uma campanha nacional que reduziu do capital estrangeiro.

(b)V. O BNDE contribuía com os investimentos, com um capital levantado mediante um adicional de 15% no imposto de pessoas físicas.

(c)V. Mesmo com a mudança para GV houve o aumento dos salários, porque o governo tinha características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com