TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Das Empresas Na Europa Do pós-guerra

Artigos Científicos: O Papel Das Empresas Na Europa Do pós-guerra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

Conturbado Recomeço

Tema – O papel das empresas na Europa do pós-guerra.

Importância do tema – a reconstrução da Europa através das empresas familiares e burocratas no pós-guerra.

Porque a Europa estava destruída?

A Europa estava destruída por causa da Segunda Guerra Mundial; as empresas tiveram que se reerguer; as britânicas se destacavam, porém continuavam presas a moldes e glórias militares. Já as nações derrotadas necessitavam encontrar novos métodos para contornar a crise.

Qual era o papel das empresas na reestruturação da Europa?

As empresas da Europa tiveram um papel essencial para a reestruturação da Europa, pois elas foram influenciadas por planos econômicos governamentais, procuravam transbordar suas estruturas, não limitando sua produção e seu público alvo apenas a seu país de origem. As empresas da Europa receberam uma ajuda de empresas bem estruturadas financeiramente para se reestruturarem e firmarem suas bases.

Empresas familiares

Mesmo com todo o vento de mudança que varria os destroços da guerra, algumas empresas familiares resistem, e em alguns casos com desfecho positivo. Essas empresas adotavam filosofias paternalistas, construíam verdadeiras ilhas de segurança, em suas cidades sedes, com grandes conjuntos habitacionais, saúde, educação, e muitas outras coisas mais que o estado não tinha recursos ou talvez interesse na época em fornecer. Ostentavam sua historia e identidade. Outra característica bastante relevante dessas organizações é o fato de manterem lucros contidos. Que mesmo continuando paternalistas e familiares, já procuravam a regionalização e fugiam da autocracia. A Fiat como uma empresa familiar apresenta certas características: as tradições, valores e prioridades brotam de uma fonte comum, o empenho e o auto-sacrifício são solicitados em nome do bem estar da família, grande carga emocional na tomada de decisões e satisfação pessoal das necessidades de seus membros.

Empresas burocratas

Apesar das escolas de administração de empresas surgir pela Europa com base em novas idéias do novo mundo, isso não faz com que os novos executivos quase que invariavelmente com a mesma formação tradicional familiar não se utilizem dessas teorias. A assunção de riscos não fazia parte das estratégias dessas corporações e isso os atrasava mediante as empresas modernas, que estavam dispostas a se reformularem completamente para encarar o novo quadro do mercado. O excesso de segurança os prendia as suas velhas raízes mesmo tendo consciência do momento de mudança. A Shell como empresa burocrata apresenta certas características: a organização se baseia em cargos e não em pessoas, melhor modelo organizacional para grandes corporações, responsabilidade e autoridade de cada oficial são partes de uma hierarquia de autoridade vertical, com respectivos direitos de supervisão e apelação.

Conclusão

A Europa estava devastada após a Segunda Guerra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com