TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia e Modelos de Gestão

Ensaio: Economia e Modelos de Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Ensaio  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

Questões da disciplina: Economia e Modelos de Gestão.

1) Quais as vantagens que a empresa teria se o contratasse com autonomia de horário (horário flexível)?

Evitaria atrasos, desgaste do funcionário (devido ao horário intenso de trânsito). Enfim, o funcionário se sentiria mais satisfeito ao desempenhar as funções. Entre as vantagens estão o comprometimento do funcionário para a entrega de um trabalho.

2) Quais as vantagens que você teria se fosse contratado com autonomia de horário (horário flexível)?

Trabalharia mais satisfeito, com mais determinação, além de que com esse horário flexível, poderia fazer outras coisas, como pagar as contas, ir ao banco, com certeza teria muito mais tempo. Com isso o meu rendimento no serviço seria de 100%.

Faz-se necessário uma reavaliação do significado de “tempo de trabalho”, de modo a abrir espaço para ideias flexibilizastes, partindo-se da premissa de que o ser humano não mantém sua existência tão somente pela presença de condições materiais objetivas alimentação, vestimenta, moradia, embora tais condições sejam ponto de partida para a consolidação da sociabilidade humana. O ser humano não se mantém vivo, atuante, sujeito da própria história unicamente pela manutenção da vida física e material, mas incorpora a tal aspecto, de forma indissociável, a dimensão impar da vida subjetiva, a qual surge e se desenvolve a partir dos dados e exigências da matéria, mas o faz ativamente, modificando a própria matéria sobre a qual incide.

3) Agora faca um breve relato sobre a nova era em que vivemos (era pós-industrial, era da informação ou sociedade do conhecimento), abordando sobre o ambiente das organizações e o estereotipo ideal do homem atual das organizações frente esta nova realidade retratada pelo texto acima.

Embora o mundo do trabalho venha passando por intensas transformações, é preciso compreender que trabalhar é, e sempre será, condição para a sobrevivência humana, sendo que tal situação reflete na divisão do tempo, uma vez que este gira em torno do tempo de trabalho. O tempo é, portanto, o tempo do trabalho, ou seja, ora tempo de realização de labor, ora tempo para recuperação de forças necessárias para que se continue a trabalhar. Sendo assim, é preciso uma mudança nessa concepção, que está enraizada culturalmente, de que tudo gira em torno do trabalho, pois o trabalho não é o único sentido na vida do homem, mas apenas um deles.

Diz-se que o trabalho é a fonte de toda a riqueza e também fonte de prazer e de realização humanas. A expressão “o trabalho dignifica o homem” é de origem cristã e foi exacerbada pelo protestantismo, acreditando-se que a riqueza material era a demonstração de saúde espiritual, já a pobreza representava as doenças e os males do espírito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com