TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONÔMIA E MODELO DE GESTÃO

Artigos Científicos: ECONÔMIA E MODELO DE GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  3.610 Palavras (15 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 15

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PORTIFÓLIO INDIVIDUAL

PORTIFÓLIO INDIVIDUAL

Portifólio Individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.

Orientador: ..........................

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO...........................................................................................................

4

2

FLEXIBILIDADE NO TRABALHO................................................................................

5

2.1

MUDANÇA NO MODELO DE GESTÃO......................................................................

5

2.2

AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO NOVO MODELO DE GESTÃO.............................

6

2.3

A TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO HUMANO................................................

9

3

CONCLUSÃO.............................................................................................................

12

REFERÊNCIAS

14

1 INTRODUÇÃO

Grandes mudanças e transformações econômicas, políticas e sociais têm sido evidenciadas nas últimas décadas em todo o planeta, com repercussões nas mais recônditas sociedades, gerando uma nova ordem mundial. A partir do final dos anos sessenta, foram intensas as modificações sócio- econômicas associadas ao processo de internacionalização da economia mundial. Processo este que, embora não seja novo, ganhou características inusitadas e um impulso sem precedentes a partir do enorme salto qualitativo ocorrido nas tecnologias de informação, que permitiu, no âmbito das organizações, a reestruturação das estratégias de produção e distribuição das empresas e a formação de grandes networks.

Além de profundas alterações na forma de organização da atividade produtiva, que passou a ir além da busca por mercados globais, tornando-se ela própria global, a revolução tecnológica atingiu igualmente o mercado financeiro mundial, permitindo a mobilidade de capital requerida pelo movimento de globalização da produção. Tais modificações são sinalizadoras de uma forte tendência de globalização, não apenas de mercado, mas, principalmente de processos, cujos efeitos são perfeitamente visíveis no comportamento dos indivíduos e das organizações. Em outros termos, o modo de vida e o comportamento de boa parte dos cidadãos vêm sendo radicalmente alterados, a começar por seus empregos, suas atividades rotineiras de trabalho e seu relacionamento, por exemplo, com bancos e supermercados.

Ressalta-se, portanto, a importância que a economia do conhecimento, baseado nisso é cada vez mais freqüente a adoção, pelas empresas, de pelo menos uma das possibilidades de flexibilização do horário de trabalho dentre as muitas que se vêm apresentando nos tempos atuais.

Diante do exposto irei analisar as modificações impostas ao horário de trabalho, em decorrência das alterações sociais que estão se processando e cujo impacto resulta no surgimento da sociedade pós-industrial ou informacional. Dentro desse novo contexto ganha força a idéia de flexibilização do horário de trabalho, pela sua capacidade de responder às necessidades da empresa e dos empregados, tornado este um tema relevante para a criação deste estudo.

As iniciativas, legais e negociadas, voltadas para a flexibilização do horário de trabalho, estudadas são: a compensação de horas; o horário móvel e flexível; a redução da jornada de trabalho; o teletrabalho;e o trabalho a tempo parcial. Portanto irei fazer um apanhado sobre a flexibilização, dialogando com outras opiniões e fazendo o posicionamento necessário a esse respeito, provavelmente defendendo a flexibilização do horário de trabalho.

2 FLEXIBILIDADE NO TRABALHO

O cenário do mercado de trabalho está passando por transformações em estruturas rígidas de companhias, e ainda sofre mudanças na visão de negócios. Várias empresas começaram a perceber isso, apesar do processo de flexibilização no trabalho não ser algo novo, que a visão off-line de gestão seja algo ultrapassado e que, de certa forma, interferem diretamente em seus resultados. O diálogo entre empresa e funcionário começa a ser protagonista para o alcance das metas e de um ambiente organizacional agradável.

Partindo desta premissa, vamos abordar mais profundamente na próxima seção essa mudança no modelo de gestão.

2.1 MUDANÇA NO MODELO DE GESTÃO

A gestão empresarial está diretamente associada à cultura do país. O Brasil tem uma cultura conservadora no que diz respeito à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com