TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ed. Ambiental

Exames: Ed. Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  2.366 Palavras (10 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 10

Biodiversidade

Biodiversidade é a variedade de formas de vidas no planeta, compreendendo os ecossistemas terrestres, marinhos e os complexos ecológicos do qual fazem parte, além da diversidade dentro das espécies, entre espécies e ecossistemas. A biodiversidade varia conforme as diferentes regiões ecológicas, e é bem maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados. A principal ameaça à biodiversidade é a ação humana, através dos desmatamentos, das queimadas e as alterações no clima e no ecossistema. A alteração nesse sistema, causa prejuízos ao equilíbrio do ecossistema, causando assim a dificuldade da vida continuar se proliferando normalmente não somente no local especifico, mas também na rede de relação entre as espécies no meio onde vivem.

Os principais refúgios da biodiversidade do Brasil são a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica.

Biopirataria

A biopirataria é a exploração ou apropriação ilegal de recursos da fauna e da flora e do conhecimento das comunidades tradicionais. A biopirataria acontece em qualquer país do mundo que possua recursos naturais com potencial de comercialização e poucos investimentos em pesquisa e regulamentação, principalmente relacionada a medicamentos. Normalmente a biopirataria se dar mais na área de indústrias farmacêuticas e princípios ativos de medicamentos.

O país com a maior biodiversidade do planeta é o Brasil, isso faz dele uma das maiores vitimas da Biopirataria.

Patentes -

“As patentes que envolvam a destruição ou a disposição de resíduos perigosos ou tóxicos, reciclagem ou reutilização de resíduos, prevenção da chuva ácida, tratamento de resíduos sólidos, fontes alternativas de energia, prevenção da poluição atmosférica e da água, são contadas como “patentes ambientais”. Exemplo: O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) vai priorizar, a partir de 17 de abril, o patenteamento de tecnologias consideradas "verdes", ou seja, que poluem menos ou que reduzem impactos ambientais.

Células-tronco -

* O que é?

Células-tronco são as células com capacidade de auto-replicação, isto é, com capacidade de gerar uma cópia idêntica a si mesma e com potencial de diferenciar-se em vários tecidos.

Quanto a sua classificação, podem ser: - Totipotentes - aquelas células que são capazes de diferenciarem-se em todos os 216 tecidos que formam o corpo humano, incluindo a placenta e anexos embrionários.

- Pluripotentes ou multipotentes - aquelas células capazes de diferenciar-se em quase todos os tecidos humanos, excluindo a placenta e anexos embrionários, ou seja, a partir de 32 - 64 células, aproximadamente a partir do 5º dia de vida, fase considerada de blastocisto.

- Oligotentes - aquelas células que se diferenciam em poucos tecidos;

- Unipotentes - aquelas células que se diferenciam em um único tecido.

* Legislação brasileira – células-tronco:

As pesquisas com células-tronco são motivo de inúmeras discussões entre representantes de várias religiões, cientistas, poder público e grupos anti-aborto. O Brasil foi o primeiro país da América Latina a aderir a pesquisas com células-tronco e de acordo com o artigo 5° da Lei de Biossegurança (Lei nº 11.105, de 24 de março de 2005), “É permitida, para fins de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro e não utilizados no respectivo procedimento, atendidas as seguintes condições: I – sejam embriões inviáveis; ou II – sejam embriões congelados há 3 (três) anos ou mais, na data da publicação desta Lei, ou que, já congelados na data da publicação desta Lei, depois de completarem 3 (três) anos, contados a partir da data de congelamento”.Tal artigo foi considerado inconstitucional por um Procurador da República que entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF).

* Pontos polêmicos:

Para explorar as células-tronco usando as técnicas conhecidas hoje, é necessário retirar o chamado "botão embrionário", provocando a destruição do embrião. Esse processo é condenado por algumas religiões como a católica - que consideram que a vida tem inicio a partir do momento da concepção. Há perspectivas de que no futuro se encontre técnicas capazes de preservar o embrião, o que eliminaria as resistências religiosas.

Clonagem

A clonagem é um processo de reprodução assexuada, onde são obtidos indivíduos geneticamente iguais (microorganismo, vegetal ou animal) a partir de uma célula-mãe. É um mecanismo comum de propagação de espécies de plantas, bactérias e protozoários. Em humanos, os clones naturais são gêmeos univitelinos, seres que compartilham do mesmo DNA, ou seja, do mesmo material genético originado pela divisão do óvulo fertilizado.

Aquífero -

* O que é?

Aquífero é uma formação geológica subterrânea que funciona como reservatório de água, sendo alimentado pelas chuvas que se infiltram no subsolo. São rochas com características porosas e permeáveis capazes de reter e ceder água. Fornece água para poços e nascentes em proporções suficientes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com